Proposta de Itinerário Formativo para o Novo Ensino Médio baseado no diagnóstico e monitoramento ambiental de mananciais urbanos
Palavras-chave:
Itinerário Formativo. Educação Ambiental. Cursos d´água.Resumo
Os Itinerários Formativos fazem parte da alteração da organização curricular do Novo Ensino Médio brasileiro, devendo considerar tanto o contexto local como a realidade da escola e de seu público. Neste contexto, o objetivo do presente trabalho é apresentar os resultados da proposta de Itinerário Formativo baseado no diagnóstico/ monitoramento ambiental de recursos hídricos urbanos. Os trabalhos foram desenvolvidos junto a alunos se professores de escolas do Ensino Médio do município de Iturama/ MG. Encontros mensais foram realizados com os participantes de forma a executar atividades de diagnóstico/ monitoramento ambiental de córregos nas imediações de cada escola. Amostras de água foram feitas para a análise físico-química e microbiológica, a aplicação de um protocolo de avaliação rápida, o cálculo da vazão de cada córrego e também a coleta de macroinvertebrados em corredeiras e remansos para investigar organismos indicadores de qualidade dos sistemas aquáticos. Os resultados revelaram que ambos trechos avaliados dos córregos estão em desacordo com parâmetros legais de qualidade de cursos d´água. Tanto a execução das técnicas, em campo e em laboratório, como o desenvolvimento do raciocínio analítico e crítico revelaram-se assertivos na proposta dos recursos hídricos como cenário base para um Itinerário Formativo. Durante as 4 semanas de intervalo entre os encontros mensais, os professores participantes desenvolveram atividades ligadas aos tópicos abordados nos encontros. Conclui-se que as estratégias e ferramentas utilizadas foram adequadas ao público do Ensino Médio e que esta proposta de Itinerário Formativo também colabora para a Educação Ambiental das comunidades locais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.