Proposta de Itinerário Formativo para o Novo Ensino Médio baseado no diagnóstico e monitoramento ambiental de mananciais urbanos

Autores

  • Armando Castello Branco Jr. Professor Doutor, UFTM, Brasil
  • Haullya Haycinne Leal Caires Acadêmica, C. Biológicas, UFTM, Brasil
  • Julia Brambila Araujo Acadêmica, C. Biológicas, UFTM, Brasil
  • Bryan Jones Rodrigues Acadêmico, C. Biológicas, UFTM, Brasil
  • Miguel Alexandre de Carvalho Acadêmico, C. Biológicas, UFTM, Brasil

Palavras-chave:

Itinerário Formativo. Educação Ambiental. Cursos d´água.

Resumo

Os Itinerários Formativos fazem parte da alteração da organização curricular do Novo Ensino Médio brasileiro, devendo considerar tanto o contexto local como a realidade da escola e de seu público. Neste contexto, o objetivo do presente trabalho é apresentar os resultados da proposta de Itinerário Formativo baseado no diagnóstico/ monitoramento ambiental de recursos hídricos urbanos. Os trabalhos foram desenvolvidos junto a alunos se professores de escolas do Ensino Médio do município de Iturama/ MG. Encontros mensais foram realizados com os participantes de forma a executar atividades de diagnóstico/ monitoramento ambiental de córregos nas imediações de cada escola. Amostras de água foram feitas para a análise físico-química e microbiológica, a aplicação de um protocolo de avaliação rápida, o cálculo da vazão de cada córrego e também a coleta de macroinvertebrados em corredeiras e remansos para investigar organismos indicadores de qualidade dos sistemas aquáticos. Os resultados revelaram que ambos trechos avaliados dos córregos estão em desacordo com parâmetros legais de qualidade de cursos d´água. Tanto a execução das técnicas, em campo e em laboratório, como o desenvolvimento do raciocínio analítico e crítico revelaram-se assertivos na proposta dos recursos hídricos como cenário base para um Itinerário Formativo. Durante as 4 semanas de intervalo entre os encontros mensais, os professores participantes desenvolveram atividades ligadas aos tópicos abordados nos encontros. Conclui-se que as estratégias e ferramentas utilizadas foram adequadas ao público do Ensino Médio e que esta proposta de Itinerário Formativo também colabora para a Educação Ambiental das comunidades locais.

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Publicado

2023-01-05

Como Citar

Branco Jr. , A. C., Caires , H. H. L., Araujo, J. B., Rodrigues, B. J., & Carvalho, M. A. de. (2023). Proposta de Itinerário Formativo para o Novo Ensino Médio baseado no diagnóstico e monitoramento ambiental de mananciais urbanos. Scientific Journal ANAP, 1(1). Recuperado de https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/anap/article/view/3412