Análise da formação sócio-histórica do bairro Niterói da cidade de Itaperuna-RJ: o rio Muriaé como demarcador de segregação socioespacial.
Palavras-chave:
Itaperuna-RJ. Bairro negro Niterói. Rio Muriaé.Resumo
Este estudo, teve como objetivo principal a análise da formação sócio-histórica do bairro negro Niterói da cidade de Itaperuna-RJ, localizada no interior do Estado do Rio de Janeiro. Para tanto, precisamos compreender o que são os bairros negros, considerando o período afrodiásporico brasileiro, bem como refletir sobre a constituição do núcleo urbano de Itaperuna. Para a execução desse trabalho, nos fundamentamos no método da afrodescendência e no referencial teórico-metodológico dos percursos urbanos, tendo como coleta de dados, o levantamento iconográfico. Exploramos o conceito de bairros negros como uma proposição de entendimento das especificidades que caracterizam as populações negras nos espaços urbanos, visto que pouco se discute sobre as condições dos ex-escravizados após a abolição, sobre as atividades que desempenhavam e como se deu sua inserção no espaço urbano. Em nossas análises percebemos o rio Muriaé, inserido na paisagem urbana, como demarcador de segregação socioespacial pensada pela elite brancocêntrica, no intuito de manutenção das hierarquias sociais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.