Análise da formação sócio-histórica do bairro Niterói da cidade de Itaperuna-RJ: o rio Muriaé como demarcador de segregação socioespacial.

Autores

  • Márcia Aparecida de Souza Professora Doutoranda, UFC, Brasil
  • Henrique Cunha Junior Professor Doutor, UFC, Brasil.
  • Meryelle Macedo da Silva Professora Doutoranda, UFC, Brasil
  • Rafael Ferreira da Silva Professor Graduado, URCA, Brasil.

Palavras-chave:

Itaperuna-RJ. Bairro negro Niterói. Rio Muriaé.

Resumo

Este estudo, teve como objetivo principal a análise da formação sócio-histórica do bairro negro Niterói da cidade de Itaperuna-RJ, localizada no interior do Estado do Rio de Janeiro. Para tanto, precisamos compreender o que são os bairros negros, considerando o período afrodiásporico brasileiro, bem como refletir sobre a constituição do núcleo urbano de Itaperuna. Para a execução desse trabalho, nos fundamentamos no método da afrodescendência e no referencial teórico-metodológico dos percursos urbanos, tendo como coleta de dados, o levantamento iconográfico. Exploramos o conceito de bairros negros como uma proposição de entendimento das especificidades que caracterizam as populações negras nos espaços urbanos, visto que pouco se discute sobre as condições dos ex-escravizados após a abolição, sobre as atividades que desempenhavam e como se deu sua inserção no espaço urbano. Em nossas análises percebemos o rio Muriaé, inserido na paisagem urbana, como demarcador de segregação socioespacial pensada pela elite brancocêntrica, no intuito de manutenção das hierarquias sociais.

Downloads

Publicado

2023-01-06

Como Citar

Souza, M. A. de, Cunha Junior, H., Silva , M. M. da, & Silva, R. F. da. (2023). Análise da formação sócio-histórica do bairro Niterói da cidade de Itaperuna-RJ: o rio Muriaé como demarcador de segregação socioespacial . Scientific Journal ANAP, 1(1). Recuperado de https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/anap/article/view/3435