Estratégia para Drenagem Urbana de Bairro Residencial Consolidado para o Desenvolvimento Sustentável e Resiliência Urbana

Autores

  • Carla Fernanda Barbosa Teixeira Professora Doutora, UFS, Brasil

Palavras-chave:

Jardim de chuva. Resiliência urbana. Desenvolvimento sustentável.

Resumo

O aquecimento global acarreta consequências para os centros urbanos como inundações, ondas de calor, secas duradouras entre outras. Por ser um evento global, muitas localidades no mundo todo sofrem esses efeitos e ações precisam ser tomadas para surtir algum efeito. Nesse sentido, ações que tornem esses centros urbanos mais resilientes aos eventos extremos provocados pelo aquecimento global são alternativas em prol do desenvolvimento sustentável. O objeto desse estudo é um dos bairros mais populosos e consolidados da cidade de Aracaju-SE, construído no estuário do Rio Sergipe, e possui eventos de inundações frequentes. O objetivo é propor intervenções para amenizar esses eventos de inundações no bairro. Para tanto, foram levantados dados sobre pluviometria, inundações, ações de canalizações dos cursos de água, locais com potenciais para implantação das intervenções. Como resultados, apresentam-se 3 propostas de implantação de jardins de chuva em avenidas, praças adjacentes às avenidas e ruas locais, analisando dimensionamento das calçadas, largura das vias urbanas, equipamentos presentes nas praças. Propõem-se substituição de acabamentos dos pavimentos, adequação de jardins sobre pisos e tipo de vegetação. Espera-se, com esse estudo, contribuir para amenizar os eventos de inundações no bairro, contribuindo para torná-lo mais resiliente e adequado ao desenvolvimento sustentável.

Downloads

Publicado

2023-01-08

Como Citar

TEIXEIRA, Carla Fernanda Barbosa. Estratégia para Drenagem Urbana de Bairro Residencial Consolidado para o Desenvolvimento Sustentável e Resiliência Urbana. Scientific Journal ANAP, [S. l.], v. 1, n. 1, 2023. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/anap/article/view/3457. Acesso em: 7 dez. 2024.