A proposta da ecologia política como análise da crise hídrica no ensino de geografia e educação ambiental

Autores

  • Robson Ferreira da Silva Carvalho Mestrando da UFMT, Brasil
  • Sandra Magali de Amorim Carvalho Professora Mestre, UFMT, Brasil

Palavras-chave:

Ecologia Política, Geografia e Base Nacional Comum Curricular

Resumo

O trabalho possui como objetivo fazer apontamentos a respeito da questão da maneira pela qual a segurança hídrica é tratada na Base Nacional Comum Curricular e a relevância da Ecologia Política como importante categoria de análise no Ensino de Geografia. A proposta é uma abordagem com respeito a integração de debates que envolvam a natureza e a sociedade, quanto aos efeitos que ações desastrosas da humanidade podem comprometer a qualidade ambiental. Essa pesquisa teve como temática norteadora a análise e o debate teórico sobre o tema a crise hídrica na perspectiva da ecologia política, no Ensino de Geografia as diretrizes que há na Base Nacional Comum Curricular. A pesquisa foi utilizada a metodologia do estudo de caso, por meio de levantamento bibliográficos e de periódicos. Os levantamentos das informações a respeito da aplicabilidade da Ecologia Política no Ensino de Geografia na rede pública Estadual de ensino foram satisfatórios para a contribuição quanto os, seus desafios e posteriores construções pedagógicas possíveis que melhorem a questão do ensino aprendizagem.

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Publicado

2023-04-05

Como Citar

CARVALHO, Robson Ferreira da Silva; CARVALHO, Sandra Magali de Amorim. A proposta da ecologia política como análise da crise hídrica no ensino de geografia e educação ambiental . Scientific Journal ANAP, [S. l.], v. 1, n. 2, 2023. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/anap/article/view/3554. Acesso em: 16 fev. 2025.