A Permacultura como Referencial para Adequação Curricular para as Escolas do Campo Jurisdicionadas a Diretoria de Ensino da Região de Mirante do Paranapanema/SP

Autores

  • Moacir Gonçalves Mestrando do Programa de Pós-Graduação da UNESP
  • Fernando Sérgio Okimoto Professor Doutor, UNESP, Brasil.

Palavras-chave:

Permacultura. Educação do Campo. Projeto Político Pedagógico

Resumo

A educação do campo é uma metodologia de educação que procura vincular as disciplinas da Base Nacional Comum Curricular com as especificidades dos saberes e vivências da comunidade que reside no meio rural, promovendo a sua emancipação.  Para que ela ocorra, é necessária toda uma adaptação nas escolas instaladas na zona rural, principalmente em seus Projetos Políticos Pedagógicos que devem refletir a identidade local.  As políticas públicas de educação brasileira gestadas e implementadas nos últimos anos, tanto em nível federal quanto estadual, fruto de uma visão neoliberal, acabaram direcionando o ensino nas escolas a currículos engessados, baixa autonomia do professor e desconexão do que é ensinado à vivência dos alunos.   Consequentemente, tornou-se muito difícil a metamorfose das escolas rurais para escolas do campo.  Na área atendida pela Diretoria de Ensino da Região de Mirante do Paranapanema existem onze escolas instaladas em projetos de assentamentos rurais que seguem a política educacional tradicional. Estas escolas podem cumprir melhor o seu papel de agente de promoção social se adotassem as premissas da educação do campo.  A permacultura, ao trabalhar temas de todas as áreas do conhecimento humano com objetivos de realizar uma relação sustentável entre homem e natureza, pode ser o eixo integrador para a transformação destas escolas. Os desafios são enormes, porém a disseminação do conhecimento acerca dos referenciais da educação do campo e da permacultura podem ser o elemento catalisador da mobilização das comunidades rural e escolar para a transformação de suas escolas.

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Publicado

2023-04-05

Como Citar

Gonçalves, M., & Okimoto, F. S. (2023). A Permacultura como Referencial para Adequação Curricular para as Escolas do Campo Jurisdicionadas a Diretoria de Ensino da Região de Mirante do Paranapanema/SP. Scientific Journal ANAP, 1(2). Recuperado de https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/anap/article/view/3563