Compreensões sobre o tripé da Sustentabilidade: filmes com temáticas ambientais como recursos problematizadores para debates em Webnários
Palavras-chave:
Universidade. Sociedade. Cinema ambiental. Sustentabilidade.Resumo
A Sustentabilidade vem ganhando notoriedade em suas diferentes vertentes e contextos. Diante das problemáticas ambientais, discutir práticas e conteúdos pertinentes à área assume significativa relevância. Os filmes são recursos valorosos no âmbito da ilustração, demonstração e sensibilização sobre variadas temáticas, inclusive a ambiental. Anualmente, a Mostra Ecofalante promove atividades que retratam temáticas ambientais diversificadas, disponibilizando ao público filmes com diferentes características, origens e conteúdos. Na V Mostra Ecofalante USP e a Agenda 2030, ocorrida em 2022 por meio da parceria entre a Ecofalante e a USP, foram realizados três webnários contando com pesquisadores do Programa USPSusten, a fim de debater temas relativos à sustentabilidade. Os eventos tiveram o intuito de elucidar aspectos da sustentabilidade a partir da ótica de pesquisadores especialistas disseminando os conteúdos para o público interno e externo à universidade, assim como divulgar os filmes, incentivando e disponibilizando seu alcance e acesso. Os pesquisadores explanaram suas considerações sobre a temática e o filme de apoio e posteriormente debateram e articularam sobre questões contemporâneas envolvendo a temática. As atividades totalizaram mais de 150 espectadores virtuais, dos quais cerca de 10% responderam um questionário de percepção ambiental sobre sustentabilidade. Ao analisar as respostas dos questionários percebe-se que os participantes têm conhecimento e interesse sobre o tema, porém confundem alguns termos e conteúdos. Sugere-se que filmes são elementos que proporcionam reflexões e esclarecimentos importantes sobre as temáticas ambientais; portanto, sua utilização em atividades educativas diversas, sobretudo para a contribuição na Educação Ambiental e conscientização ambiental da população, é recomendável.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.