Do ensino tradicional ao steam: desenvolvimento e aplicação de uma sequência sobre o lixo com vistas a promover uma formação cidadã e um ensino inovador a estudantes do 4º ano do ensino fundamental
Palavras-chave:
Abordagem STEAM. Educação Ambiental. Lixo e Reciclagem.Resumo
A presente pesquisa teve como objetivo a promoção de uma formação cidadã e em simultâneo proporcionar aprendizagens significativas e criativas sobre lixo e reciclagem por meio da abordagem STEAM e de Métodos Ativos com estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública, em Juína-MT. Em se tratando de questões metodológicas o estudo aproxima-se da pesquisa participante, de abordagem qualitativa, natureza aplicada e caráter explicativo. Para a coleta de informações foram utilizados o diário de bordo, fotografias, gravações e aplicação de uma Sequência Didática (SD). Além de três questionários com perguntas abertas e fechadas. Para a análise dos dados optou-se pela análise de conteúdo. Por fim, por meio do desenvolvimento da SD foi possível contribuir para a melhoria do processo de ensino e aprendizado dos estudantes sobre o tema lixo, dado que as aulas foram transformadas em momentos ricos de conhecimento e o ensino se tornou significativo e ao mesmo tempo prazeroso aos estudantes. Os mesmos desenvolveram competências e habilidades necessárias para o século XXI, como por exemplo, o “trabalho em equipe” e sentiram-se mais motivados para estudar e participar das aulas devido a abordagem utilizada. Desse modo, considera-se que a abordagem STEAM contribuiu significativamente para o desenvolvimento (aprendizado) dos estudantes e para a assimilação de conteúdos voltados para a Educação Ambiental.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.