Educação Ambiental e Mudanças Climáticas na educação básica: concepções e práticas
Palavras-chave:
Concepções ambientais. Emergência climática. Educação Ambiental.Resumo
Este trabalho teve como objetivo identificar as concepções de mudanças climáticas de um grupo estudantes da educação básica para, a partir desses dados, desenvolver ações de Educação Ambiental. A sequência didática foi realizada durante as aulas de Ciências em uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental, de um colégio da rede particular de Maringá (PR). Para identificar as concepções prévias sobre meio ambiente e mudanças climáticas, foi aplicada uma atividade diagnóstica na qual os estudantes puderam expressar por textos e desenhos suas compreensões sobre as temáticas em questão. Nessa etapa, foi utilizada a técnica de análise de conteúdo para interpretar as respostas. Em seguida, durante as aulas teóricas e práticas, foram discutidas as concepções levantadas, os principais conceitos e processos ligados às mudanças climáticas, bem como as práticas sustentáveis possíveis de serem adotadas na escola. O resultado da pesquisa evidenciou que os estudantes apresentavam uma visão simplista sobre meio ambiente, sendo que 82% deles associaram o termo, essencialmente, à natureza e nenhuma criança considerou o ser humano como parte do meio ambiente. Além disso, a maioria dos estudantes confundiu os conceitos “tempo” com “clima” e 67% deles afirmou, equivocadamente, que as mudanças climáticas são mudanças na temperatura em um curto período de tempo. Ao final, é possível constatar que as discussões e práticas realizadas nas aulas promoveram um redimensionamento da visão dos estudantes sobre mudanças climáticas, ampliando seus conhecimentos e sensibilizando-os sobre os desafios socioambientais local e global.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.