Gestão inteligente de águas pluviais em meio urbano: capacidade de aproveitamento da água das chuvas em Portugal Continental
Palavras-chave:
Ligações clandestinas, SIG, Saneamento básico, Escassez de água, Gestão inteligente, Água da chuva.Resumo
Uma vez que a água se tem vindo a tornar cada vez mais escassa e é um bem essencial à vida, é cada vez mais importante perceber de que modo podemos aproveitar diferentes origens, com o objetivo de se aumentar a disponibilidade de água potável. Neste sentido este trabalho surge com o objetivo de estudar a possibilidade e a viabilidade da captação da água das chuvas para consumo de fins não potáveis, aumentando a sua disponibilidade nas zonas edificadas dispersas em Portugal Continental, bem como a importância de ferramentas de sistemas de informação geográfica neste tipo de estudos. Para isso foi então utilizado o programa ArcGIS Pro 3.0.3, onde se realizou um tratamento de diferentes dados como a precipitação média anual, área dos edifícios, através da digitalização destes e consumos per capita. Com estes dados determinou-se a capacidade de captação nas áreas anteriormente referidas, de modo a perceber qual o potencial e a viabilidade do aproveitamento da água das chuvas. Este trabalho mostra-se importante, pois permite as cidades tornarem-se mais sustentáveis, e ao mesmo tempo trás benefícios socioeconómicos. Assim, foi possível perceber que Portugal Continental poderá ter um potencial elevado para a captação da água das chuvas, bem como para a satisfação dos consumos. Por outro lado, este método mostrou-se bastante eficaz e bastante útil para este tipo de estudos, podendo ser aplicado em outras áreas, devido à sua versatilidade, pois permite fazer um tratamento de dados e a sua aplicação em qualquer território, em diferentes escalas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.