Caracterização da qualidade espacial em Pontos de Interesse para jogos Location-based games.

Autores

  • Izabele Pizzo Ferreira Aluna de mestrado, UNESP, Brasil.

Palavras-chave:

location-based games; points of interest; qualidade espacial.

Resumo

Os jogos caracterizados como location-based (LBGs) utilizam da localização do jogador no mundo real para que este interaja com elementos imaginários do mundo virtual através de realidade aumentada e sistemas de geolocalização, através dos pontos de interesse (PoIs). Essas são localizações específicas com coordenadas do mundo real que contém objetos de interesse como prédios, monumentos, estradas e até mesmo objetos virtuais. 

O objetivo deste trabalho é criar um panorama dos parâmetros que são comumente avaliados para a criação de Pontos de Interesse (PoIs) em jogos Location-based (LBGs). A metodologia usada nesse artigo é uma revisão da literatura utilizando os passos do Systematic Reviews and Meta-Analysis (PRISMA). Tendo em mente que os jogos LBGs são baseados na movimentação e ocupação das pessoas no espaço real, é importante que estes possam atender quesitos como segurança, conforto e acessibilidade, porém os resultados demonstram que há poucas preocupações quanto à qualidade espacial dos PoIs selecionados nos jogos LBGs, tendo sido os principais parâmetros de análise da qualidade dos PoIs a distância entre eles, relevância cultural, histórica e social dos pontos na realidade e o raio de abrangência que os PoIs possuem assim como sua distribuição. Nota-se que estes jogos são recentes e tornando-se cada vez mais populares, sendo um tema onde os estudos sobre qualidade espacial e mobilidade urbana podem contribuir para garantir instrumentos de avaliação para a escolha e geração dos PoIs com maior qualidade. 

Downloads

Publicado

2023-06-24

Como Citar

Ferreira , I. P. (2023). Caracterização da qualidade espacial em Pontos de Interesse para jogos Location-based games . Scientific Journal ANAP, 1(3). Recuperado de https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/anap/article/view/3824