Hospital de Doenças Tropicais: Estratégia de Melhoria da Saúde no Amazonas.

Autores

  • Victoria Craveiro Gonçalves Amin Estudante do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, Brasil.
  • Carlos A. Hernández Arriagada Orientador Doutor Arquiteto e Urbanista, Pesquisador e Professor na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - Universidade Presbiteriana Mackenzie - Laboratório de Estratégias Projetuais (LABSTRATEGY), Pós Doutorando Núcleo Cidades Globais - IEA USP. São Paulo, Brasil. Professor visitante da Pós- graduação do curso de Arquitetura, Urbanismo e Geografia da Universidade de Concepción, Chile.
  • Giovana L. Hernández Arriagada Doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo/ USP. Biomédica, Micologista pelo Instituto de Medicina Tropical de São Paulo (HC/FMUSP), Professora Convidada da Universidade de Guarulhos/São Paulo. Professora Pesquisadora Convidada (LABSTRATEGY- FAUMACK).
  • Guilherme da Rocha Haber Gomes Estudante do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, Brasil.

Palavras-chave:

doenças tropicais, saúde pública, epidemiologia, hospital, Amazonas.

Resumo

A Amazônia é uma região de grande importância por sua biodiversidade, afetada por diversas doenças tropicais que acometem a população local. Este trabalho tem como objetivo apresentar a proposta de construção de um hospital de doenças tropicais na cidade de Manacapuru, Amazonas. A metodologia utilizada consistiu em revisão bibliográfica, análise de dados e estudos de casos relacionados à saúde na região amazônica. A abordagem teórica adotada foi a da epidemiologia das doenças tropicais, aspectos clínicos, diagnósticos e terapêuticas das enfermidades prevalentes na região. A originalidade e relevância deste estudo está em identificar a carência de serviços especializados em doenças tropicais na cidade de Manacapuru e na região, bem como a necessidade de investimentos na infraestrutura de saúde pública para atender as demandas da população. Os resultados obtidos indicam que a construção do hospital de doenças tropicais será um importante avanço na assistência à saúde da população local, permitindo a realização de diagnósticos e tratamentos adequados para doenças como malária, leishmaniose, dengue e outras endemias regionais. As contribuições teóricas e metodológicas deste estudo consistem em fornecer subsídios para o planejamento e gestão de serviços de saúde especializados em doenças tropicais na região amazônica. Contribuições sociais e ambientais do hospital são significativas, a oferta de serviços de saúde contribui para a melhoria da qualidade de vida da população e para a redução dos impactos sociais e ambientais decorrentes da prevalência de doenças tropicais na região.

Downloads

Publicado

2023-06-27

Como Citar

Amin , V. C. G., Arriagada, C. A. H., Arriagada , G. L. H., & Gomes , G. da R. H. (2023). Hospital de Doenças Tropicais: Estratégia de Melhoria da Saúde no Amazonas. Scientific Journal ANAP, 1(3). Recuperado de https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/anap/article/view/3870