Requalificação do Parque dos Poderes de Campo Grande, MS: potencializando o uso contemporâneo para prática de atividades físicas ao ar livre
Palavras-chave:
Atividade física. Parques urbanos. Requalificação.Resumo
O presente trabalho teve por objetivo identificar as contribuições da intervenção para requalificação do espaço urbano do Parque dos Poderes, complexo político-administrativo do estado de Mato Grosso do Sul, no incentivo à prática de atividades físicas ao ar livre e, consequentemente, a melhoria da qualidade de vida da população. Utilizou-se o método do estudo de caso, tendo como base dados secundários e observações assistemáticas in locu, a área investigada é o Parque dos Poderes, uma área verde localizada em Campo Grande-MS, considerado um dos pontos turísticos da cidade e uma importante área de lazer para a população, que foi se apropriando do uso do espaço para a realização de atividades físicas mesmo sendo concebido para outras finalidades diversas. A requalificação do Parque dos Poderes tinha o propósito de atender às demandas dos novos usos do Parque e dos seus usuários. A sua concepção, no entanto, privilegia a prática esportiva de caminhadas, corridas, de ciclismo e de exercícios nas academias ao ar livre e deixa a desejar para outros públicos, como crianças, idosos, pessoas com deficiência e animais domésticos acompanhados de seus tutores.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.