A educação ambiental como ferramenta de conscientização e de avaliação sobre o gerenciamento correto dos resíduos sólidos
Palavras-chave:
Educação Ambiental. Resíduo Sólidos. Sustentabilidade.Resumo
O gerenciamento correto dos resíduos sólidos ainda é um desafio, exigindo muita atenção, não apenas de setores específicos, mas de toda a sociedade. A educação ambiental é um mecanismo primordial para a propagação dos conhecimentos acerca das questões ambientais. Dessa forma, para que ocorra o correto gerenciamento de resíduos, acredita-se ser necessário que sejam aplicadas estratégias de educação ambiental para a conscientização de toda a população. O trabalho objetivou aplicar palestras de educação ambiental, para posteriormente analisar o grau de conhecimento e de conscientização de alunos, sobre a temáticas geral dos resíduos. As duas apresentações foram desempenhadas para um total de 45 alunos. Ao final de cada palestra foi solicitado para que todos respondessem o questionário. Destaca-se que 90% dos alunos acertaram as perguntas 05 e 06, e que 100% dos alunos acertaram a pergunta 07. Observou-se que, 80% dos alunos acertaram as perguntas 08, 90% dos alunos acertaram a pergunta 09 e que 100% dos alunos acertaram a pergunta 10. Por fim, 90% dos alunos acertaram as perguntas 11 e 13, 40% dos alunos tinham conhecimento sobre a reutilização de resíduos para o cultivo de espécies vegetais, e que apenas 60% dos estudantes já realizaram algum tipo de reutilização de resíduos. Conclui-se que, os alunos possuem um grau elevado de conhecimento e de conscientização sobre as temáticas relacionadas a resíduos sólidos. Além disso, a educação ambiental mostrou-se como uma ferramenta eficaz para disseminação de conhecimento acerca do tema e como fonte de avaliação da sociedade acadêmica.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.