A Educação Ambiental no ensino formal para refletir sobre os impactos do aquecimento global na Década das Nações Unidas de Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável: um relato de experiência

Autores

  • Gaby Carvalho ALves Mestranda, UPE, Brasil
  • Danielle Nathally Silva Mestranda, UPE, Brasil
  • Josymar Cleiton Pereira de Barros Mestrando, UPE, Brasil

Palavras-chave:

Aquecimento Global. Década dos Oceanos. Educação Ambiental.

Resumo

A intensificação do aquecimento global vem ocorrendo devido a ações antrópicas, através dos aspectos econômicos e industriais sobre isso, afetando diretamente os oceanos, sendo estes de tamanha vitalidade para o planeta Terra. Desta forma, a Década dos Oceanos tem uma importância para o Desenvolvimento Sustentável, apresentando a necessidade e destaque que se deve ter com o ambiente marinho, desta forma, a Educação Ambiental serve como instrumento fundamental para a formação das condutas dos seres humanos, sendo aplicada para o surgimento de novos comportamentos, gerando uma nova cidadania, enfatizando a relação entre homem e natureza. Portanto, este projeto teve como real objetivo gerar soluções para problemas relacionados ao aquecimento global e direcionamento de suas consequências nos oceanos. O método utilizado foi o Ensino Baseado em Problemas (PBL), resultando em um trabalho de relato de experiência, visando tornar o aluno da educação formal responsável pela construção do seu aprendizado, preparando-o para o mundo e tornando-o profissional e cidadão. Resultando, assim, no incentivo à quebra de paradigmas e debates saudáveis sobre temas importante de modo construtivo, individual e coletivo, onde o espaço escolar é ativo e promotor da participação. Desta forma, este relato contribui na formação de indivíduos críticos, na mudança de comportamentos e na transformação socioambiental, preservado o meio ambiente através dos princípios da Educação Ambiental no reestabelecimento do equilíbrio ecológico, principalmente quanto à importância dos oceanos e da mobilização de agentes sociais, favorecendo os propósitos dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, da Agenda 30 e do pensamento sustentável.

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Publicado

2023-07-21

Como Citar

ALves, G. C., Silva, D. N., & Barros, J. C. P. de. (2023). A Educação Ambiental no ensino formal para refletir sobre os impactos do aquecimento global na Década das Nações Unidas de Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável: um relato de experiência. Scientific Journal ANAP, 1(4). Recuperado de https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/anap/article/view/3966