A Educação Ambiental no ensino formal para refletir sobre os impactos do aquecimento global na Década das Nações Unidas de Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável: um relato de experiência
Palavras-chave:
Aquecimento Global. Década dos Oceanos. Educação Ambiental.Resumo
A intensificação do aquecimento global vem ocorrendo devido a ações antrópicas, através dos aspectos econômicos e industriais sobre isso, afetando diretamente os oceanos, sendo estes de tamanha vitalidade para o planeta Terra. Desta forma, a Década dos Oceanos tem uma importância para o Desenvolvimento Sustentável, apresentando a necessidade e destaque que se deve ter com o ambiente marinho, desta forma, a Educação Ambiental serve como instrumento fundamental para a formação das condutas dos seres humanos, sendo aplicada para o surgimento de novos comportamentos, gerando uma nova cidadania, enfatizando a relação entre homem e natureza. Portanto, este projeto teve como real objetivo gerar soluções para problemas relacionados ao aquecimento global e direcionamento de suas consequências nos oceanos. O método utilizado foi o Ensino Baseado em Problemas (PBL), resultando em um trabalho de relato de experiência, visando tornar o aluno da educação formal responsável pela construção do seu aprendizado, preparando-o para o mundo e tornando-o profissional e cidadão. Resultando, assim, no incentivo à quebra de paradigmas e debates saudáveis sobre temas importante de modo construtivo, individual e coletivo, onde o espaço escolar é ativo e promotor da participação. Desta forma, este relato contribui na formação de indivíduos críticos, na mudança de comportamentos e na transformação socioambiental, preservado o meio ambiente através dos princípios da Educação Ambiental no reestabelecimento do equilíbrio ecológico, principalmente quanto à importância dos oceanos e da mobilização de agentes sociais, favorecendo os propósitos dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, da Agenda 30 e do pensamento sustentável.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.