Desigualdade e Direito à Cidade: notas sobre assessoria técnica e educação popular

Autores

  • Ana Cristina Oliveira de Oliveira Professora Doutora, UFF, Brasil
  • Carolina Sant' Ana Duarte Ventura Graduanda, UFF, Brasil
  • Júlia Lima Maciel da Paixão Graduanda, UFF, Brasil
  • Marcus Vinícius Azevedo de Abreu Graduando, UFF, Brasil

Palavras-chave:

desenvolvimento capitalista; desigualdade; moradia; espaço urbano e lutas sociais.

Resumo

O texto em tela propõe problematizar um conjunto de reflexões desenvolvidas a partir do trabalho acumulado de extensão universitária em assessoria técnica interdisciplinar aos movimentos sociais urbanos junto aos espaços urbanos populares. Analisa, a partir da concepção teórico-metodológica da educação popular e do materialismo histórico-dialético, o processo de construção de resistências populares marcado pelas lutas sociais e pelo direito à cidade. O texto contextualiza, portanto, o “desenvolvimento geográfico desigual” em curso e a apartação no acesso desigual social, sexual e racial à moradia a partir da (re) produção contraditória do espaço urbano no capitalismo como um fenômeno de classe. Compreende que o “desenvolvimento geográfico desigual” é parte constitutiva deste processo como um elemento estruturante com a criação de espaços segredados. Além disso, explicita que a questão habitacional é interessante para a reprodução desse tipo de sociabilidade e que enfrentar essa questão pressupõe mudar a forma como se organiza a sociabilidade burguesa. Conclui, especialmente, como resultado do trabalho de assessoria técnica que a relação entre desenvolvimento do capitalismo e a urbanização marcados pelas lutas sociais e resistências pelo direito à cidade.

Downloads

Publicado

2023-07-23

Como Citar

Oliveira , A. C. O. de, Ventura , C. S. A. D., Paixão, J. L. M. da, & Abreu , M. V. A. de. (2023). Desigualdade e Direito à Cidade: notas sobre assessoria técnica e educação popular. Scientific Journal ANAP, 1(4). Recuperado de https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/anap/article/view/4010