Dinamizando metodologias pedagógicas para atender alunos com deficiência
Palavras-chave:
Inclusão. Interdisciplinaridade. EducaçãoResumo
Propõe-se dinamizar as ações educacionais inclusivas considerando à realidade vivenciada na Escola Estadual Coronel Artur Borges, no município de Rosário Oeste em Mato Grosso. Almeja-se ampliar o conhecimento que fundamenta as práticas e políticas que normalizam a educação inclusiva no Brasil e sua aplicabilidade na escola. Temos como objetivo discutir os recursos pedagógicos inclusivos sendo utilizado de modo interdisciplinar. Questiona-se, como os métodos pedagógicos utilizados pela sala de recurso podem ser empregados no ensino regular. Busca-se evidenciar as políticas públicas no processo de ensino aprendizagem, entrelaçando o atendimento da sala de recurso multifuncional ao ensino realizado em sala de aula regular. A metodologia está embasada na análise qualitativa que ilustra a observação participante, estabelecendo relação entre as partes, pois suas técnicas permitem a interpretação e descrição dos objetos em análise, em acordo com a pesquisa-ação necessário, pois, segundo Tripp (2005), utiliza-se técnicas consagradas para compreender a ação que se decide tomar para melhorar a prática, a reflexão sobre a ação com a aprendizagem do cotidiano, neste caso trata-se no contexto escolar, espaço de experiência que se fundem na dinâmica de ensino aprendizagem entre professores, alunos e comunidade. Tendo como resultado a participação efetiva dos alunos com deficiência nas práticas escolares, maior envolvimento da comunidade escolar, valorização do ambiente escolar como espaço interdisciplinar.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.