Dinamizando metodologias pedagógicas para atender alunos com deficiência

Autores

  • Ivoneides Maria Batista do Amaral Professora Doutoranda, UFMT, Brasil
  • Sandra Maria dos Santos Vital Professora especialista, SEDUC, Brasil.
  • Mauricio dos Santos de Oliveira Professor mestre, UFMT, Brasil.
  • Benedito Dielcio Moreira Professor doutor, UFMT, Brasil.

Palavras-chave:

Inclusão. Interdisciplinaridade. Educação

Resumo

Propõe-se dinamizar as ações educacionais inclusivas considerando à realidade vivenciada na Escola Estadual Coronel Artur Borges, no município de Rosário Oeste em Mato Grosso. Almeja-se ampliar o conhecimento que fundamenta as práticas e políticas que normalizam a educação inclusiva no Brasil e sua aplicabilidade na escola. Temos como objetivo discutir os recursos pedagógicos inclusivos sendo utilizado de modo interdisciplinar. Questiona-se, como os métodos pedagógicos utilizados pela sala de recurso podem ser empregados no ensino regular.  Busca-se evidenciar as políticas públicas no processo de ensino aprendizagem, entrelaçando o atendimento da sala de recurso multifuncional ao ensino realizado em sala de aula regular. A metodologia está embasada na análise qualitativa que ilustra a observação participante, estabelecendo relação entre as partes, pois suas técnicas permitem a interpretação e descrição dos objetos em análise, em acordo com a pesquisa-ação necessário, pois, segundo Tripp (2005), utiliza-se técnicas consagradas para compreender a ação que se decide tomar para melhorar a prática, a reflexão sobre a ação com a aprendizagem do cotidiano, neste caso trata-se no contexto escolar, espaço de experiência que se fundem na dinâmica de ensino aprendizagem entre professores, alunos e comunidade. Tendo como resultado a participação efetiva dos alunos com deficiência nas práticas escolares, maior envolvimento da comunidade escolar, valorização do ambiente escolar como espaço interdisciplinar.

Downloads

Publicado

2023-07-23

Como Citar

Amaral , I. M. B. do, Vital, S. M. dos S., Oliveira, M. dos S. de, & Moreira, B. D. (2023). Dinamizando metodologias pedagógicas para atender alunos com deficiência. Scientific Journal ANAP, 1(4). Recuperado de https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/anap/article/view/4014