Dinamizando metodologias pedagógicas para atender alunos com deficiência
Palavras-chave:
Inclusão. Interdisciplinaridade. EducaçãoResumo
Propõe-se dinamizar as ações educacionais inclusivas considerando à realidade vivenciada na Escola Estadual Coronel Artur Borges, no município de Rosário Oeste em Mato Grosso. Almeja-se ampliar o conhecimento que fundamenta as práticas e políticas que normalizam a educação inclusiva no Brasil e sua aplicabilidade na escola. Temos como objetivo discutir os recursos pedagógicos inclusivos sendo utilizado de modo interdisciplinar. Questiona-se, como os métodos pedagógicos utilizados pela sala de recurso podem ser empregados no ensino regular. Busca-se evidenciar as políticas públicas no processo de ensino aprendizagem, entrelaçando o atendimento da sala de recurso multifuncional ao ensino realizado em sala de aula regular. A metodologia está embasada na análise qualitativa que ilustra a observação participante, estabelecendo relação entre as partes, pois suas técnicas permitem a interpretação e descrição dos objetos em análise, em acordo com a pesquisa-ação necessário, pois, segundo Tripp (2005), utiliza-se técnicas consagradas para compreender a ação que se decide tomar para melhorar a prática, a reflexão sobre a ação com a aprendizagem do cotidiano, neste caso trata-se no contexto escolar, espaço de experiência que se fundem na dinâmica de ensino aprendizagem entre professores, alunos e comunidade. Tendo como resultado a participação efetiva dos alunos com deficiência nas práticas escolares, maior envolvimento da comunidade escolar, valorização do ambiente escolar como espaço interdisciplinar.
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