Utilização de Sistemas Agroflorestais para produção de alimentos como alternativa de contribuir com os objetivos de desenvolvimento sustentável e promover sustentabilidade além do Triple Botton Line.

Autores

  • Vinicius Rafael Bianchi Professor Doutor, SENAC Jabaquara, São Paulo/SP Brasil
  • Leonardo de Barro Pinto Professor Doutor, FCA UNESPU, Botucatu/SP Brasil.

Palavras-chave:

Alimentos. Sistemas de Produção. Sistemas Agroflorestais.

Resumo

 

Com a preocupação comum a todas as nações de manter o planeta sustentável, a Organização das Nações Unidas (ONU) em sua agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável apresenta dezessete objetivos, que atuam em torno do planeta e das pessoas em busca por parcerias que promovam prosperidade e paz entre as nações. Neste contexto, este trabalho teve como objetivo apresentar um sistema de produção de alimentos que possa promover maior sustentabilidade, contribuindo com a erradicação da fome, segurança alimentar e promovendo a agricultura sustentável, especificamente trata-se do ODS dois (Fome zero e agricultura sustentável). Para atingir tal objetivo, foi escolhido o sistema agroflorestal (SAF), que por meio de um estudo de multicasos e estatística descritiva aplicada em dois SAFs implantados com espécies hortícolas e arbóreas, nos municípios de Botucatu/SP e Itatinga/SP, pode-se observar que em ambos os municípios os Sistemas Agroflorestais são sim, uma alternativa aos sistemas de produção agrícolas e florestais, capazes de promover sustentabilidade e contribuir com o desenvolvimento sustentável, ultrapassando as dimensões do Triplo Botton Line, que compreendem as dimensões sociais, econômicas e ambientais, podendo atingir até oito dimensões de sustentabilidade que são: a dimensão social, a cultural, a ecológica, a ambiental, a territorial, a econômica, a político nacional e, a político internacional. No caso dos SAFs em estudo observou-se que foram atingidas cinco das oito dimensões de sustentabilidade, a social, a ecológica a ambiental, a territorial e a econômica comprovando assim que sistemas agroflorestais são sistemas de produção de alimento que contribui com a ODS número dois.

Downloads

Publicado

2023-07-23

Como Citar

Bianchi, V. R., & Pinto, L. de B. (2023). Utilização de Sistemas Agroflorestais para produção de alimentos como alternativa de contribuir com os objetivos de desenvolvimento sustentável e promover sustentabilidade além do Triple Botton Line . Scientific Journal ANAP, 1(4). Recuperado de https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/anap/article/view/4078