Vulnerabilidade de moradores de comunidades rurais servidos por água de poços artesianos na cidade de Itabaiana, Sergipe
Palavras-chave:
Microbiologia da água. Poços artesianos. Doenças parasitárias. Comunidades rurais. Aquíferos.Resumo
O objetivo deste trabalho foi verificar a qualidade bacteriológica da água proveniente de poços artesianos em comunidades rurais da cidade de Itabaiana, Sergipe. Coletas de amostras de água foram realizadas seguindo as normas descritas na metodologia da APHA, em quatro povoados, Carrilho, Cajaíba, Rio das Pedras e Barro Preto. As análises foram realizadas em sextuplicatas, utilizando a técnica de membrana filtrante para coliformes termotolerantes e Escherichia Coli e método de semeadura por esgotamento para detectar a presença de bactérias heterotróficas. Resultados demonstraram que dos 4 poços analisados, todos apresentaram-se contaminados por coliformes fecais e E.coli em pelo menos um dos meses em que foram realizadas as análises. Quanto ao parâmetro de bactérias heterotróficas, apenas 1 dos poços apresentou-se com valores dentro da legislação vigente do Ministério da Saúde em todas as análises avaliadas. A precipitação pluviométrica do período foi registrada e a mesma não mostrou correlação com os dados coletados. Esse estudo possibilitou uma avaliação da qualidade da água utilizada por essas comunidades para diversas atividades diárias e evidenciou o problema da contaminação das águas subterrâneas, promovendo um alerta para as autoridades municipais e população local. Foi possível indicar que ao estarem expostas à utilização de águas contaminadas, as comunidades dessas localidades encontram-se em estado vulnerável, colocando em risco a saúde tanto`das pessoas e do meio ambiente, uma vez que, colocando em risco as águas subterrâneas, florestas em regiões de clima seco ou tropical não sobreviveriam, assim como ambientes aquáticos, que dependem dessa água.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.