Horta Mandala e a Educação Escolar Ambiental Escolar sob Égide da Permacultura

Autores

  • Angelika Franklin de Lima Mestranda, Unesp, Brasil

Palavras-chave:

Permacultura, Educação, Sustentabilidade

Resumo

A Permacultura é um modelo de vida sustentável que visa o equilíbrio, com práticas que buscam melhorar a interação entre o homem e o ecossistema. Diversos pesquisadores vêm contribuindo com estudos que buscam a inserção das práticas da Permacultura na educação básica, de maneira interativa, permitindo ao aluno o contato com a terra e demais elementos da natureza enquanto aprende os conceitos que são repassados nas disciplinas tradicionais. A Permacultura é um complemento a Educação Ambiental, pois traz sentido a sustentabilidade com diversas práticas que podem ser implantadas e desenvolvidas nas escolas. O presente trabalho objetivou analisar como o conceito de Permacultura está sendo inserido nas escolas e como pode agregar ao ensino de Ciências da Natureza em seu cotidiano. Para isso, foi realizada uma pesquisa buscando levantar os trabalhos publicados no Brasil relacionados a Permacultura e ensino nas escolas brasileiras. A partir desse levantamento foi possível perceber que embora a Permacultura ainda seja um conceito novo e com poucos trabalhos publicados no Brasil relacionando o tema a educação formal, está sendo inserida gradualmente nas escolas, através de projetos eco pedagógicos.

Downloads

Publicado

2023-08-26

Como Citar

Lima , A. F. de. (2023). Horta Mandala e a Educação Escolar Ambiental Escolar sob Égide da Permacultura. Scientific Journal ANAP, 1(5). Recuperado de https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/anap/article/view/4140