Trabalhando a Educação Ambiental na Educação Infantil, utilizando os princípios da abordagem CTSA

Autores

  • João Moreira Dutra Filho Mestre, UFES, UNICSUL, Brasil,
  • Maria Delourdes Maciel Professora Doutora, UNICSUL, Brasil.

Resumo

A Educação Infantil é uma etapa importante da Educação Básica e fundamental para a formação de nossas crianças, por isso, neste trabalho, a proposta foi trabalhar a Educação Ambiental com as crianças, a partir de espaços não formais, mais especificamente o Parque Municipal Barreiros (PMB), pautados pelos princípios da Educação Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). Este trabalho é parte de uma tese de doutorado. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo intervenção-ação-pedagógica. Para a análise dos dados utilizou-se a Análise Textual discursiva. Durante a desenvolvimento do trabalho foi realizada uma sequência didática que previa uma discussão inicial sobre o tema, uma visita ao local (PMB) e realização de diferentes atividades sobre a visita realizada. Os resultados mostraram o desenvolvimento do pensamento crítico, da argumentação, da percepção ambiental e a preocupação com as questões relacionadas à conservação da natureza.

Downloads

Publicado

2023-08-26

Como Citar

Dutra Filho, J. M., & Maciel, M. D. (2023). Trabalhando a Educação Ambiental na Educação Infantil, utilizando os princípios da abordagem CTSA . Scientific Journal ANAP, 1(5). Recuperado de https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/anap/article/view/4164