Uma revisão bibliográfica das Ações de Gestão de Resíduos Sólidos voltadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e Educação Ambiental
Palavras-chave:
Educação Ambiental, Gestão de Resíduos, Objetivos de Desenvolvimento SustentávelResumo
A gestão integrada de resíduos sólidos é fundamental para enfrentar os desafios do crescimento populacional e o aumento na geração de resíduos, visando alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e promover ações de educação ambiental. Assim, esta revisão objetiva verificar ações de gestão de resíduos que o Brasil vem implementando e sua relação com os ODS, na busca por identificar como essas ações influenciam na propagação da educação ambiental. A metodologia adotada foi a revisão bibliográfica, consultando as bases eletrônicas Periódico CAPES e Google Acadêmico e, sites governamentais, a partir da publicação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, sendo selecionados sete artigos para análise no presente estudo. Os resultados demonstraram que, no Brasil, há diversas ações eficazes que vão ao encontro de princípios que fundamentam diferentes ODS e demonstra que, apesar das medidas serem realmente de qualidade, o país precisa de iniciativas em outros setores, como por exemplo, o da construção civil. Os achados nesse estudo ainda refletem ações incipientes relacionadas a gestão de resíduos sólidos, levando em consideração a dimensão e as diversidades regionais do país. Tais fatos indicam que, possivelmente, os ODS podem não ser totalmente alcançados até 2030, conforme previsto em várias diretrizes nacionais e internacionais. Portanto, é necessário usar parcerias com países que são referência em gestão de resíduos e promover a educação ambiental, com maior envolvimento e conscientização da população, na busca pela concretização das ações propostas, juntamente com o apoio do poder público, na implementação das medidas cabíveis para um mundo mais sustentável.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.