Educação Ambiental de forma transversal e integradora: o documento orientador para abordagem do tema na Educação Básica

Autores

  • Patrícia Rodrigues da Silva Professora Doutora, Faculdades Pequeno Príncipe (FPP), Brasil

Palavras-chave:

Meio Ambiente, Educação Ambiental, Educação Básica

Resumo

O objetivo deste resumo é evidenciar, por meio de uma pesquisa documental, qualitativa, o “Caderno Meio Ambiente”, documento de referência do Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB) e demais parceiros, publicado em julho de 2022 para abordar os temas: Educação Ambiental e Educação para o Consumo nas etapas da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. O Caderno é um documento complementar à BNCC – Base Nacional Comum Curricular, este, documento obrigatório na concepção dos novos currículos da Educação Básica, e foi criado para auxiliar gestores educacionais e equipes pedagógicas na implementação de práticas que promovam aprendizagem significativa, para trabalhar de forma transversal e integradora temas que visam à formação cidadã e integral, a partir de conteúdos tratados nas escolas. A análise do Caderno revela uma apresentação histórica dos Temas Transversais na Educação Básica, bem como a legislação que os fundamenta. O documento faz uma relação com a BNCC, no que diz respeito ao tema Meio Ambiente e apresenta sugestões e possibilidades para que sejam trabalhados os seus principais conceitos e objetivos, articulando os componentes curriculares e as áreas de conhecimento. A relevância do documento também reside na possiblidade de se tornar um instrumento de grande valor para o desenvolvimento de programas de formação e capacitação de professores, educadores e gestores educacionais, bem como ser utilizado para a análise e estudos críticos sobre o desenvolvimento do tema na formação básica dos estudantes e a sua implementação pelas redes de ensino da Educação Básica.

Downloads

Publicado

2023-08-26

Como Citar

Silva, P. R. da. (2023). Educação Ambiental de forma transversal e integradora: o documento orientador para abordagem do tema na Educação Básica. Scientific Journal ANAP, 1(5). Recuperado de https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/anap/article/view/4173