Arquitetura e clima: Análise dos elementos bioclimáticos do projeto Solaris Building do arquiteto Ken Yeang em Singapura
Palavras-chave:
Arquitetura bioclimática, Conforto térmico, Eficiência energéticaResumo
As obras de Ken Yeang, arquiteto amplamente reconhecido por sua atuação no que é conhecido como “arquitetura verde”, destacam-se pelo fato de serem projetadas levando em consideração os condicionantes climáticos dos locais onde seus projetos são implantados. Nesse sentido, suas obras estão alinhadas com o conceito de arquitetura bioclimática, que visa conceber edificações adaptadas ao clima de cada região. Este artigo tem como objetivo caracterizar o clima da cidade de Singapura e analisar as estratégias bioclimáticas aplicadas ao edifício Solaris, avaliando se essas estratégias atendem às necessidades climáticas locais. A metodologia de análise consistiu na revisão de documentos do projeto, memoriais descritivos e imagens disponíveis no site do escritório dos arquitetos responsáveis pela obra. Os resultados da pesquisa revelam o uso consciente de determinados elementos na edificação corroboram com os princípios da arquitetura bioclimática.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.