A pertinência da conectividade cidadã para a consolidação das cidades inteligentes: uma análise do estado da arte

Autores

  • Stanley Cabral Cramolichi Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Urbana (PPGEU) Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Tatiane Ferreira Olivatto Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Urbana (PPGEU) Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Priscila Kauana Barelli Forcel Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Urbana (PPGEU) Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Kayane Lenzing Barbosa Graduanda em Engenharia Civil Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Elza Luli Miyasaka Doutora em Tecnologia e docente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Urbana (PPGEU) Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Palavras-chave:

cidades inteligentes, acesso à informação, cidadania

Resumo

Admitindo que as cidades inteligentes devem surgir com base num ambiente digital, inclusivo, conectado e que todos os cidadãos devem ser incluídos nestas premissas; sugere-se a relação entre acesso à informação e cidades inteligentes. Em seguida, com o objetivo de verificar o estado da arte em relação ao grau de acesso à informação dos cidadãos no contexto das cidades inteligentes, foi realizada uma revisão sistemática, sendo analisados 22 documentos, de 2011 a 2022. A análise e discussão do material indicou que as pesquisas atuais estão focadas em plataformas para garantir acesso à informação, metodologias para segurança de dados de cidadãos e instituições, aplicações baseadas em inteligência artificial e gestão de big data, tecnologias para coleta e disponibilização de dados e promoção de experiências para compartilhamento de inovações. Já o contexto brasileiro revela ainda a necessidade do aprofundamento em estudos que visem a estruturação das tecnologias da informação e comunicação voltada à conectividade como fator determinante na consolidação das cidades inteligentes.

Downloads

Publicado

2023-12-14

Como Citar

Cramolichi, S. C., Olivatto, T. F., Forcel, P. K. B., Barbosa, K. L., & Miyasaka, E. L. (2023). A pertinência da conectividade cidadã para a consolidação das cidades inteligentes: uma análise do estado da arte. Scientific Journal ANAP, 1(8). Recuperado de https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/anap/article/view/4380