O "trabalho" na Educação Ambiental Crítica: caminhos de Pesquisa e Participação na Formação Docente
Palavras-chave:
Mapeamento ambiental, Pesquisa Participante, Educação Ambiental CríticaResumo
Uma educação ambiental (EA) que não analisa questões sociais e políticas não é capaz de contribuir para o entendimento das raízes dos problemas envolvendo o ambiente. O estudo das relações sociais e de produção da vida por meio do trabalho é fundamental para compreender a ligação histórica que o ser humano estabelece com a natureza e para além disso, apontar enfrentamentos à crise ambiental, sintoma de uma crise mais ampla, civilizatória. Na formação de professores mais especificamente, sujeitos essenciais à abordagem da EA na escola, é importante que não haja fragmentação e desconexão da realidade em que professores e estudantes estão imersos. Assim, compreender e analisar a relação entre escola, comunidade e o ambiente do seu entorno em sua construção histórica, principalmente a partir da questão do trabalho, é uma de nossas apostas para a formação de professores e cidadãos críticos e engajados. Diante destas preocupações, objetivamos neste trabalho descrever e analisar parte de um processo formativo de professores (formação inicial e continuada), membros de um Projeto de Residência Pedagógica, que ocorreu a partir da construção e realização de uma pesquisa participante, um mapeamento ambiental, com a comunidade do entorno de uma escola municipal de Lavras-MG, nossa escola parceira. Por meio da pesquisa participante e da análise de conteúdo, observamos através das entrevistas realizadas na comunidade escolar que o estudo das relações de trabalho, assim como as demais particularidades da comunidade local podem trazer elementos de grande relevância para o exercício da EA crítica, principalmente no contexto da formação docente.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.