Sequência Didática: trilhando o caminho contra as Mudanças Climáticas com a Metodologia da Mediação Dialética

Autores

  • Thyenne Menezes Rocha Mestranda em Ensino e Processos Formativos, UNESP, Brasil
  • Maysa Azani da Silva Mestranda em Ensino e Processos Formativos, UNESP, Brasil
  • Carolina Buso Dornfeld Professora Doutora, UNESP, Brasil

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Mudanças Climáticas, Metodologia da Mediação Dialética

Resumo

A sociedade contemporânea enfrenta desafios socioambientais significativos intensificados desde a Revolução Industrial. Entre esses desafios, destacam-se as Mudanças Climáticas, que afetam tanto a natureza quanto a vida das pessoas, gerando preocupações em relação aos riscos futuros, tornando urgente a necessidade de implementar transformações. Nesse contexto, a Educação Ambiental assume um papel importante no processo educativo, abrangendo todos os níveis de ensino e possibilitando reflexões sobre questões ambientais globais. A Base Nacional Comum Curricular orienta a inclusão de temas contemporâneos transversais, como as Mudanças Climáticas, nos currículos escolares, visando a formação de cidadãos engajados em questões ambientais, alinhando-se com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU. Este trabalho teve como objetivo desenvolver uma Sequência Didática com a temática Mudanças Climáticas, utilizando a Metodologia da Mediação Dialética (MMD), que compreende quatro etapas: Resgatando/Registrando, Problematizando, Sistematizando e Produzindo. Cada etapa foi planejada para promover a construção coletiva do conhecimento, estimulando o diálogo entre os alunos e a reflexão crítica. Como resultado, o trabalho oferece uma Sequência Didática detalhada, com atividades específicas para cada etapa da MMD, contendo atividades diversificadas, desafiando os alunos na resolução de problemas e na elaboração de produtos do processo educativo. Assim, essa Sequência Didática pode servir como um modelo para educadores interessados em promover o engajamento dos alunos, contribuindo para a mitigação das Mudanças Climáticas e um futuro mais sustentável.

Downloads

Publicado

2023-12-22

Como Citar

Rocha , T. M., Silva, M. A. da, & Dornfeld , C. B. (2023). Sequência Didática: trilhando o caminho contra as Mudanças Climáticas com a Metodologia da Mediação Dialética . Scientific Journal ANAP, 1(9). Recuperado de https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/anap/article/view/4477