Aprendendo com o ambiente construído: análise de decisões projetuais baseadas em conforto térmico através da simulação computacional
Palavras-chave:
Conforto térmico, Simulação computacional, Consumo de energiaResumo
O setor residencial tem grande influência no consumo de energia do país, sendo esse consumo diretamente ligado ao desempenho térmico das edificações, e consequentemente, seu conforto. O aumento do consumo traz a importância de pensar em estratégias projetuais que busquem minimizar os impactos ambientais, ainda em fase de estudo preliminar do projeto, e produzir espaços com um bom desempenho energético e confortáveis termicamente. O presente trabalho, através da simulação computacional, analisou materiais e métodos construtivos que colaboram diretamente com a produção desses espaços, destacando que as ferramentas computacionais se mostram como grandes facilitadores na hora de tomar decisões assertivas de projeto. Com simulações simples, foi possível observar grandes variações de temperatura operativa dentro do cômodo de estudo de caso escolhido, reforçando que decisões projetuais afetam diretamente o conforto térmico das construções. Através de pequenas alterações, já foi possível observar grande influência nas técnicas utilizadas para construir, mostrando que pensar em espaços que tenham um bom desempenho térmico, para além de produzir espaços confortáveis para seus usuários, produz espaços que colaboram com a diminuição do consumo de energia.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.