Educação Ambiental como Ferramenta para a Sustentabilidade

Práticas e Desafios

Autores

  • Cláudio Alves Siqueira Doutorando em Engenharia Agrícola – Unesp Campus Botucatu-SP ,
  • Janaina Kawata de Alencar Doutoranda em Agronegócio e Desenvolvimento – Unesp Campus Tupã-SP ,

Palavras-chave:

Educação ambiental, sustentabilidade, práticas ambientais, desafios, consciência crítica

Resumo

Objetivo: Este trabalho aborda a educação ambiental como uma ferramenta essencial para promover a sustentabilidade em diferentes contextos sociais.

Metodologia: A partir de uma revisão bibliográfica, explora-se o papel das práticas ambientais no desenvolvimento de uma consciência crítica e de ações transformadoras.

Originalidade/relevância: Além disso, são analisados os principais desafios na implementação de programas e projetos de educação ambiental, destacando a importância da integração entre teoria e prática.

Resultados: Os resultados indicam que, apesar de avanços significativos, há a necessidade de maior engajamento político, pedagógico e comunitário para consolidar a educação ambiental como um pilar da sustentabilidade.

Contribuições teóricas/metodológicas: O estudo oferece uma revisão abrangente sobre a educação ambiental como um pilar essencial para a promoção da sustentabilidade, destacando a necessidade da integração entre teoria e prática, evidenciando a importância de metodologias interdisciplinares e participativas no ensino da sustentabilidade.

Contribuições sociais e ambientais: O trabalho ressalta a educação ambiental como instrumento para formar cidadãos críticos e engajados na preservação ambiental, discutindo a implementação de projetos como hortas comunitárias, sistemas de compostagem e campanhas de conscientização sobre redução do consumo.

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Publicado

03/05/2025

Como Citar

SIQUEIRA, Cláudio Alves; ALENCAR, Janaina Kawata de. Educação Ambiental como Ferramenta para a Sustentabilidade: Práticas e Desafios. Scientific Journal ANAP, [S. l.], v. 3, n. 12, 2025. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/anap/article/view/5591. Acesso em: 17 dez. 2025.