Impactos do Despejo Irregular de Esgoto Doméstico Não Tratado no Reservatório Billings, São Paulo- SP
Caso Condomínio Residencial Espanha
Keywords:
Qualidade da água, Poluição hídrica, Reservatório BillingsAbstract
Objetivo – Avaliar a qualidade da água no ponto de coleta localizado próximo à Estação Elevatória de Esgoto DAVIDE-SABESP, no Jardim Apurá, São Paulo- SP, adjacente ao Condomínio Residencial Espanha, verificando possíveis impactos ambientais decorrentes de lançamento irregular de esgoto no Reservatório Billings
Metodologia – O estudo seguiu protocolos estabelecidos pelo Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater e pelo Guia Nacional de Coleta e Preservação de Amostras. Foram realizadas coletas de amostras em tubos estéreis, e análises físico-químicas, microbiológicas e parasitológicas em laboratório, além de medições em campo utilizando equipamento multiparâmetro.
Originalidade/Relevância – A pesquisa aborda um conflito socioambiental pouco explorado em áreas de reassentamento habitacional, evidenciando os riscos decorrentes da falta de fiscalização e da urbanização em Áreas de Proteção e Recuperação de Mananciais (APRM), com impacto direto na saúde pública e no ecossistema aquático.
Resultados – As análises apontaram níveis alarmantes de contaminação: parâmetros físico-químicos como amônia, fósforo e sulfeto excederam os limites estabelecidos pela Resolução CONAMA 357/2005; além disso, a contaminação microbiológica apresentou concentrações de coliformes termotolerantes 51 mil vezes superiores ao valor permitido, com isolamento de bactérias patogênicas como Escherichia coli, Salmonella spp., Providencia spp. e Pseudomonas spp. .
Contribuições teóricas/metodológicas – O estudo reforça a necessidade de integração entre parâmetros físico-químicos e microbiológicos para avaliação da qualidade da água em áreas urbanizadas sobre mananciais, propondo protocolos de monitoramento contínuo e evidencia a ineficiência do sistema de esgotamento sanitário pelo não funcionamento de uma usina elevatória.
Contribuições sociais e ambientais – Evidencia-se a urgência de políticas públicas mais eficazes para proteção de mananciais e mitigação dos impactos da urbanização irregular, prevenindo riscos à saúde humana e à biodiversidade aquática.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Scientific Journal ANAP

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.



