A paisagem além dos parques
uma análise sociocultural do rio Belém e o processo urbano de Curitiba-PR
Abstract
Objetivo - demonstrar como o rio Belém efetivamente faz parte da paisagem e do contexto sociocultural curitibano, indicando novas possibilidades de se considerar esse espaço atualmente.
Metodologia – para realização dessa investigação, foi utilizada uma abordagem qualitativa, com revisão bibliográfica acerca da história e iconografia do rio Belém em paralelo à urbanização da cidade de Curitiba. Foram utilizadas fontes primárias e secundárias.
Originalidade/relevância – o estudo visa demonstrar a relevância de uma gestão da paisagem mais integradora, levando em conta as águas urbanas, para a promoção de cidades verdadeiramente mais sustentáveis. Sob essa perspectiva, a paisagem não é apenas um cenário relacionado a estética, possuindo também um conteúdo emancipador, sendo o espaço das relações sociais e ambientais que podem originar mudanças concretas na sociedade.
Resultados –o termo “ecológico” vem sendo utilizado de maneira estética, considerando apenas os parques e não os rios urbanos da cidade de Curitiba, o que indica uma visão fragmentada da gestão urbana.
Contribuições teóricas/metodológicas – esse estudo possibilitou compreender como o rio Belém passou por inúmeras transições, se revelando em geograficidades distintas ao longo do tempo. A partir do aporte teórico-conceitual da geografia cultural, a pesquisa demonstrou que, ao longo do processo de urbanização, o rio passou por mudanças significativas tanto a nível morfológico, quanto a nível cultural na cidade.
Contribuições sociais e ambientais – breve histórico de ocupação da cidade de Curitiba-PR com relação ao rio Belém, bem como da potencialidade desse espaço (e outros ambientes de águas urbanas) serem realmente considerados partes fundamentais da cidade contemporânea.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Scientific Journal ANAP

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.



