Configuração e conectividade de áreas verdes
um método para o planejamento sustentável do crescimento urbano
Palavras-chave:
Áreas verdes, Planejamento urbano, Conectividade ecológica, Infraestrutura verdeResumo
Objetivo: desenvolver um método para identificar e analisar áreas verdes em Blumenau (SC), avaliando sua conectividade e integração no contexto do planejamento urbano sustentável.
Metodologia: foram utilizadas imagens de satélite (NDVI > 0,60), associadas à Sintaxe Espacial e ao Diagrama de Voronoi em ambiente SIG (QGis), para mapear vegetação e fragmentos urbanos.
Originalidade/relevância: o estudo contribui para a integração de ferramentas geométricas e sintáticas na análise da conectividade das áreas verdes, promovendo um planejamento urbano mais sustentável.
Resultados: as análises apontaram a carência de vegetação de qualidade em áreas próximas a recursos hídricos, impactando a biodiversidade. Identificaram-se também regiões com alto potencial de integração, sugerindo corredores ecológicos e áreas prioritárias para preservação ou reflorestamento.
Contribuições teóricas/metodológicas: o método proposto pode ser replicado em outros contextos urbanos, auxiliando diagnósticos ambientais e estratégias de infraestrutura verde.
Contribuições sociais e ambientais: o estudo reforça a importância de soluções baseadas na natureza no planejamento urbano, favorecendo cidades mais resilientes, biodiversas e sustentáveis.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2025 Scientific Journal ANAP

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.



