Água para a vida

Soluções de Gestão para a Cidadania

Autores

  • Magda Beatriz de Almeida Matteucci Professora Titular na Universidade Federal de Goiás, Brasil ,

Palavras-chave:

recurso hídrico, sustentabilidade, mudança de atitude, urbes

Resumo

Objetivo - O objetivo deste estudo foi avaliar a sensibilidade e a compreensão dos compromissos com a possibilidade humana de sobrevivência futura no planeta considerando o uso da água.

Metodologia - Foi aplicado um questionário em um grupo de 50 discentes do curso de Agronomia da Universidade Federal de Goiás. Duas perguntas abertas foram feitas: Cite 4 (quatro) alternativas individuais e 4 (quatro) alternativas coletivas para a gestão da água.

Originalidade/relevância - A água é o principal recurso para a existência de vida no planeta, por isso é fundamental conservá-la e economizá-la, assim, as medidas de gestão da água são fundamentais para atingir esse objetivo.

Resultados -Os resultados foram submetidos a análise univariada. Das alternativas individuais foram obtidas 29 soluções e das coletivas 31, sendo classificadas em dois grupos: mudanças de atitude e emprego de tecnologias. Uma abordagem mais ampla das respostas foi considerar as soluções baseadas na natureza - SbN (3 soluções encontradas) e a Gestão das águas na urbe (6 sugestões encontradas). De todas as que apresentaram maior frequência foram: utilizar água cinza/de reuso (20,12%), utilizar água da chuva (17,23%), educação ambiental (16,5%), banhos curtos/reduzir tempo de banhos (13,45) e proteger/recuperar nascentes/bacias hidrográficas (13,0%).

Contribuições sociais e ambientais - O volume de água utilizado pelo homem vem crescendo ao longo dos anos (LlMA, 2001). bilhões de pessoas ainda vivem sem água e saneamento gerenciados de forma segura (ONU, 2025). E o planejamento de soluções para o uso racional de água, requer as soluções integradas aqui propostas

Downloads

Publicado

05/27/2025

Como Citar

MATTEUCCI, Magda Beatriz de Almeida. Água para a vida: Soluções de Gestão para a Cidadania. Scientific Journal ANAP, [S. l.], v. 3, n. 13, 2025. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/anap/article/view/5678. Acesso em: 20 dez. 2025.