Desafios para a mobilidade urbana sustentável em cidades pequenas
estudo em Piratininga/SP
Palavras-chave:
Mobilidade urbana sustentável, Cidade de pequeno porte, Cidade saudávelResumo
Objetivo - O presente artigo busca identificar e analisar as barreiras existentes para a adoção de modos ativos de transporte nos deslocamentos urbanos de uma cidade pequena paulista om população inferior a 20 mil habitantes, Piratininga-SP.
Metodologia - A metodologia adotada consiste em revisão bibliográfica, visita a campo e aplicação de questionário a uma amostra da população selecionada de acordo com o perfil demográfico revelado pelos dados do Censo/IBGE.
Originalidade/relevância - O artigo apresenta informações sobre as condições de mobilidade e o perfil dos deslocamentos urbanos em uma cidade com população inferior a 20 mil habitantes (de pequeno porte), que representa a maioria dos municípios brasileiros. Grande parte dos estudos nesta temática envolve cidades com população acima de 60 mil habitantes, cidades médias e grandes centros, urbanos o que revela uma lacuna nos estudos urbanos sobre mobilidade urbana sustentável em pequenas cidades brasileiras.
Resultados - Os resultados revelaram a predominância da utilização do automóvel no município e evidenciaram alguns dos fatores que influenciam essa escolha do modo de transporte utilizado, que está relacionada à flexibilidade de horário, rapidez, fácil acesso, segurança (assalto), facilidade no deslocamento e conforto ambiental.
Contribuições teóricas/metodológicas – A revisão da literatura busca atender à necessidade de aprofundamento conceitual dos temas relacionados às cidades de pequeno porte e de adaptação de um questionário sobre mobilidade urbana para esse contexto específico. Essa revisão não apenas fundamentou teórico-conceitualmente a pesquisa, mas também evidenciou lacunas no campo dos estudos urbanos e planejamento urbano e regional sobre essa temática, mobilidade em cidades pequenas brasileiras. A adaptação do questionário apresenta-se como uma etapa crucial, pois considera as particularidades e desafios enfrentados por essas cidades, garantindo que as questões formuladas sejam relevantes e adequadas às suas realidades locais. Dessa forma, as contribuições teóricas e metodológicas se entrelaçam, proporcionando uma melhor compreensão do padrão de mobilidade presente em pequenos centros urbanos brasileiros.
Contribuições sociais e ambientais A pesquisa exploratória de abordagem quantitativa e qualitativa evidenciou que o governo local de Piratininga-SP não tem suficientemente promovido a mobilidade urbana sustentável, estando, assim, em desacordo com as diretrizes da atual política nacional de mobilidade urbana. Os resultados desta pesquisa podem contribuir para o debate público sobre políticas de mobilidade urbana em cidades de pequeno porte na perspectiva da sustentabilidade urbana, com vistas a estimular o uso de modos ativos de transporte, especialmente para deslocamentos curtos, e, assim, contribuir para o desenvolvimento de uma cidade mais sustentável e saudável.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2025 Scientific Journal ANAP

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.



