Efeito das mudanças climáticas nas chuvas extremas no município de Botucatu - SP
Palavras-chave:
Chuvas extremas, Mudanças climáticas, Modelagem estatística, Gumbel, GEVResumo
Objetivo - Estudar a influência dos efeitos das mudanças climáticas nas chuvas extremas do município de Botucatu-SP-Brasil.
Metodologia - Aplicação de modelagem estatística em períodos distintos de uma série de 52 anos: período pré-mudança climática e período de plena mudança climática.
Originalidade/relevância - O trabalho compara um estudo anterior, de 1999, com os últimos anos (até 2022). O trabalho verifica se houve alterações na modelagem anterior.
Resultados - Houve aparente aumento das chuvas extremas, de 6,8% segundo o modelo de Gumbel, e aumento de 70,9% para o modelo GEV.
Contribuições teóricas/metodológicas - O estudo de distribuições estatísticas meteorológicas já foi bem elaborado no passado. É necessário checar a validade atual destes modelos, com dados atuais de mudanças climáticas.
Contribuições sociais e ambientais - Este tipo de estudo fornece ferramenta para correto dimensionamento de estruturas como pontes, bueiros, terraços e barragens. Com a escassez de água no planeta, o correto dimensionamento de obras hidráulicas é vital para o uso racional da água. Também fornece maior segurança a obras hidráulicas
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2025 Scientific Journal ANAP

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.



