Participação Social como Sistema Autopoiético?

Análise das Instâncias Participativas no Brasil

Autores

Palavras-chave:

Participação Social, Autopoiese, Resiliência Urbana

Resumo

Objetivo - analisar criticamente o sistema participativo brasileiro à luz da Teoria da Autopoiese.

Metodologia - abordagem qualitativa de natureza teórico-analítica, com base em revisão bibliográfica e análise crítica das instâncias participativas brasileiras, articulando os aportes da Teoria da Autopoiese (Maturana e Varela, 2003; Luhmann, 1989) com autores que discutem a participação social qualificada (Oliveira e Ckagnazaroff, 2023; Lüchmann, 2020) e a resiliência (Heinimann e Hatfield, 2017).

Originalidade/relevância - o artigo propõe um olhar analítico autopoiético sobre a participação social, considerando o sistema participativo como um sistema autopoiético, capaz de reorganização interna, autoprodução e aprendizado.

Resultados – a análise do sistema participativo brasileiro a partir da autopoiese nos permite compreender a capacidade de cada instância participativa em produzir cognição distribuída de forma a fomentar a resiliência urbana.

Contribuições teóricas/metodológicas - proposta de análise baseada em cinco dimensões interdependentes para um sistema participativo autopoiético: diversidade comunicativa, memória social, plasticidade organizacional, acoplamento territorial e ressonância institucional.

Contribuições sociais e ambientais – compreender o sistema participativo como autopoiético oferece subsídios para buscarmos uma governança urbana resiliente com escuta institucional, valorização de saberes territoriais e promoção de cidadãos autônomos aptos a enfrentar os desafios sociais e ambientais contemporâneos.

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Publicado

05/28/2025

Como Citar

PIRES, Isabela Batista; PRATSCHKE , Anja. Participação Social como Sistema Autopoiético? : Análise das Instâncias Participativas no Brasil. Scientific Journal ANAP, [S. l.], v. 3, n. 13, 2025. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/anap/article/view/5715. Acesso em: 21 dez. 2025.