Planejamento Urbano Regional como ferramenta no enfrentamento às Mudanças Climáticas

O Caso de Passo Fundo-RS

Autores

  • Carina Ickert Mestranda em Arquitetura e Urbanismo, ATITUS Educação, Brasil ,
  • Antinesca Joana Pissolatto Neta Professora, Doutoranda em Informática na Educação, UFRGS,Brasil ,
  • Thaísa Leal da Silva Professora Doutora, ATITUS Educação, Brasil ,

Palavras-chave:

Planejamento Urbano, Mudanças climáticas, Governança, Mobilidade Urbana

Resumo

Objetivo – Este trabalho tem como objetivo analisar que medidas o poder público de Passo Fundo-RS tem adotado para tornar o planejamento urbano mais resiliente em relação a áreas como mobilidade urbana e meio ambiente para um melhor enfrentamento às mudanças climáticas.

Metodologia – Revisão bibliográfica sobre as temáticas de planejamento urbano, mobilidade, e resiliência urbana; levantamento documental; levantamento de indicadores urbanos; e análise e discussão de resultados.

Originalidade/relevância –A relevância da pesquisa está no fato de investigar as políticas e indicadores urbanos de mobilidade e meio ambiente, bem como instrumentos públicos que estão sendo desenvolvidos para tornar a cidade de Passo Fundo-RS mais resiliente frente aos eventos climáticos extremos que têm sido cada vez mais frequentes.

Resultados - Apurou-se que a cidade de Passo Fundo-RS possui Plano Diretor, Plano de Mobilidade, Plano de Metas para Passo Fundo Gestão 2021-2024 e, recentemente, foi criado um Plano de Contingência para a área da Defesa Civil. Segundo o Relatório do Plano de Metas para Passo Fundo Gestão 2021-2024, de um total de doze metas estabelecidas para as áreas de Mobilidade Urbana e Meio Ambiente , nove foram plenamente atingidas e apenas três continuam em desenvolvimento, resultando no cumprimento de 75% das metas propostas no Plano de Metas.

Contribuições teóricas/metodológicas – Este trabalho contribuiu para a percepção de que investigações e estudos que promovam o levantamento e análise de indicadores urbanos podem auxiliar nas tomadas de decisão por parte do poder público, bem como na construção de políticas públicas baseadas em dados científicos. 

Contribuições sociais e ambientais – Social e ambientalmente apurou-se que a educação política e ambiental dos cidadãos e seus governantes podem colaborar com a construção de uma cidade mais resiliente.

Referências

Downloads

Publicado

05/29/2025

Como Citar

ICKERT, Carina; PISSOLATTO NETA , Antinesca Joana; SILVA, Thaísa Leal da. Planejamento Urbano Regional como ferramenta no enfrentamento às Mudanças Climáticas : O Caso de Passo Fundo-RS. Scientific Journal ANAP, [S. l.], v. 3, n. 13, 2025. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/anap/article/view/5720. Acesso em: 7 jan. 2026.