Revisão Sistemática da Literatura sobre Empreendedorismo Sustentável nos Negócios Circulares
Palavras-chave:
Economia Circular, Empreendedorismo Sustentável, Modelos de Negócios SustentáveisResumo
Objetivo - O objetivo do estudo foi mapear a literatura acadêmica sobre a adoção das práticas de EC nos modelos de negócios empreendedores sustentáveis.
Metodologia - Este estudo realizou uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) em 56 pesquisas sobre o tema, utilizando o software Atlas.ti para estruturar e analisar os dados coletados nas bases de dados Web of Science (WoS) e Scopus.
Originalidade/relevância - A Economia Circular (EC) procura implementar um processo produtivo que reutilize recursos e produtos, reduzindo o consumo de energia em uma estrutura econômica, para visando aprimorar a eficiência do uso de recursos e estabelecer maior harmonia e equilíbrio entre economia, meio ambiente e sociedade.
Resultados - Os resultados sugerem que, para os empreendedores de negócios conseguirem fazer a transição para uma EC, é fundamental estudar as barreiras internas, ao contrário das barreiras externas, que são pouco exploradas na pesquisa acadêmica. Tanto os facilitadores internos quanto externos são cruciais para os empreendimentos sustentáveis e beneficiam-se das políticas e regulamentações formuladas.
Contribuições teóricas/metodológicas - Constatou-se que as barreiras e facilitadores, são importantes indicadores que mensuram o progresso dos negócios empreendedores em direção à transição a uma EC, e fornecem aos profissionais e pesquisadores insights para avançar em direção à essa transição.
Contribuições sociais e ambientais - Os resultados sugerem que, para que os negócios empreendedores sustentáveis tenham sucesso, os stakeholders precisam aprender a lidar de forma mais eficaz com os desafios de gerenciar as barreiras internas dos negócios. A EC é crucial para habilitar os stakeholders em direção à sustentabilidade e os estudos dos motivos que impulsionam ou dificultam essa transição são importantes.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2025 Scientific Journal ANAP

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.



