O destino dos primeiros igarapés de Manaus

análise histórica e cartográfica

Autores

  • Hebe Souza de Oliveira Doutoranda, UFAM, Brasil

Palavras-chave:

Igarapé, Manaus, História

Resumo

Objetivo – Verificar o que aconteceu com os dez primeiros igarapés (cursos d’água) da cidade de Manaus.

Metodologia – Pesquisa qualitativa com base em levantamento histórico-documental, análise cartográfica comparada e observação da paisagem urbana.

Originalidade/relevância – O estudo preenche uma lacuna teórica ao relacionar os igarapés com os impactos da urbanização e das mudanças climáticas em cidades amazônicas.

Resultados – A maioria dos igarapés analisados foi aterrada e canalizada, e as áreas onde fluíam coincidem com locais inundáveis durante cheias extremas. Os igarapés maiores perdem a navegabilidade nas secas extremas.

Contribuições teóricas/metodológicas – A pesquisa evidencia a importância de incorporar a memória hidrológica ao planejamento urbano, propondo uma releitura das intervenções sobre os igarapés em Manaus.

Contribuições sociais e ambientais – Reforça a necessidade de políticas públicas que valorizem os igarapés como elementos ecológicos, culturais, paisagísticos e funcionais para uma cidade mais resiliente às mudanças climáticas.

Downloads

Publicado

10/01/2025

Como Citar

O destino dos primeiros igarapés de Manaus: análise histórica e cartográfica. Scientific Journal ANAP, [S. l.], v. 3, n. 14, 2025. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/anap/article/view/5858. Acesso em: 8 dez. 2025.