Observação dos Impactos das Chuvas de 2022 e 2025 frente à Infraestrutura de Drenagem Urbana em Franco da Rocha, São Paulo
Palavras-chave:
Drenagem Urbana, Planejamento Regional, Mudanças ClimáticasResumo
Objetivo - O presente artigo tem como finalidade analisar os impactos urbanos decorrentes de chuvas intensas ocorridas no município de Franco da Rocha em 2022 e 2025, através da comparação dos cenários observados antes e após a implantação do reservatório EU-09, avaliando a efetividade dessa infraestrutura frente a tendência de aumento na frequência de eventos climáticos extremos.
Metodologia - A pesquisa foi desenvolvida por meio de uma metodologia baseada em dados reais e comparativos, a partir da análise de índices pluviométricos, registros fotográficos, imagens de satélite e informações sobre alagamentos obtidos em fontes oficiais. A escolha dos eventos considerou critérios técnicos e temporais, e os dados foram integrados para avaliar os efeitos da infraestrutura implementada.
Originalidade/relevância - A relevância do estudo se dá devido ao cenário atual de execução de intervenções de obras de macrodrenagem frente à precipitações de grande volume, ainda tendo em vista a intensificação dos eventos extremos relacionados às mudanças climáticas. Sendo assim, também justifica-se a adoção do município de Franco da Rocha como estudo de caso, que historicamente é vulnerável frequentemente às inundações.
Resultados - Apesar de o reservatório EU-09 ter contribuído com a mitigação de alagamento em alguns pontos da cidade, não foi possível evitar a ocorrência de inundação na Região Central de Franco da Rocha, evidenciando a necessidade de medidas complementares.
Contribuições teóricas/metodológicas - O trabalho apresenta uma análise quantitativa por meio de hidrograma, bem como qualitativa por meio da análise de imagens de satélite e registros fotográficos.
Contribuições sociais e ambientais - O estudo destaca a necessidade de análises incorporadas ao planejamento urbano, considerando não apenas intervenções estruturais, bem como aspectos territoriais, sociais e hidrológicos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2025 Scientific Journal ANAP

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.



