Paisagem urbana e gestão tecnológica em Porto Alegre
falhas, desafios e perspectivas após a enchente de 2024
Palavras-chave:
Enchentes, Paisagem urbana, Mudanças climáticas, Tecnologias de gestão urbana, Porto AlegreResumo
Objetivo - Analisar a vulnerabilidade de Porto Alegre frente às enchentes, articulando a evolução urbana, o funcionamento e as limitações do sistema de proteção, bem como as possibilidades em termos de gestão tecnológica.
Metodologia - Pesquisa qualitativa baseada em revisão bibliográfica e levantamento cartográfico de dados vetoriais e matriciais. O geoprocessamento foi utilizado para conversão de formatos, padronização de projeções e análise espacial das áreas afetadas e zonas de risco, além de estudo de caso como complementação.
Originalidade/relevância - O estudo aborda a lacuna existente na integração entre gestão da paisagem e estratégias de resiliência urbana diante de eventos climáticos extremos, relacionando memória histórica, infraestrutura de contenção e novas tecnologias de dados geoespaciais.
Resultados - Identificação das fragilidades estruturais e de gestão do sistema de contenção; mapeamento das áreas atingidas; caracterização dos prejuízos sociais, econômicos e ambientais; e discussão de referências internacionais, como o projeto Helsinki 3D+, para aprimoramento da gestão e preservação.
Contribuições teóricas/metodológicas - Avanço na compreensão das interações entre urbanismo, gestão de risco e da paisagem; aplicação integrada de análise histórica e tecnologias para subsidiar políticas públicas.
Contribuições sociais e ambientais - Proposição de estratégias para reduzir a vulnerabilidade urbana, incentivando políticas preventivas, uso de dados abertos e integração entre meio ambiente e desenvolvimento urbano sustentável.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2025 Scientific Journal ANAP

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.



