Saneamento no Brasil e sua Correlação com Síndromes Respiratórias Agudas Graves

Autores

  • Mariana Angelica Ferreira Mestre em Ciências Ambientais, UB, Brasil
  • André Luis Dolencsko Professor Doutor, UB, Brasil
  • Evandro Roberto Tagliaferro Professor Doutor, UB, Brasil
  • Danila Fernanda Rodrigues Frias Professora Doutora, UB, Brasil
  • Luiz Sergio Vanzela Professor Doutor, UB, Brasil

Palavras-chave:

Saúde ambiental, Marco Legal do Saneamento, Doenças epidêmicas

Resumo

Objetivo - Caracterizar a qualidade do saneamento básico e os casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) em municípios de diferentes populações de diferentes regiões brasileiras e avaliar a relação entre a qualidade do saneamento e casos de SRAG.

Metodologia - Foram realizadas comparações e correlações entre médias de índices de saneamento e casos relativos de SRAG de uma amostra de 1.389 municípios abrangendo todas as regiões brasileiras em diferentes estratos populacionais.

Originalidade/relevância - Investir em saneamento básico é imprescindível no desenvolvimento socioeconômico e ambiental de municípios e regiões. O saneamento de qualidade melhora as condições ambientais, previne o adoecimento da população e desonera gastos em saúde curativa.

Resultados - Concluiu-se que a incidência de SRAG teve maior relação com a densidade populacional do que com a qualidade do saneamento básico, não eximindo a necessidade de melhoria e manutenção de serviço de saneamento de qualidade. Também se observou a necessidade emergencial na adoção de medidas eficientes na gestão, gerenciamento, estratégias preventivas e investimentos do saneamento básico nos municípios, especialmente na região Norte do Brasil.

Contribuições teóricas/metodológicas – A contribuição é tanto teórica como metodológica porque realizada novas formas de abordagem e análise dos dados do saneamento brasileiro, principalmente no que se refere a comparação dos índices de saneamento entre municípios de diferentes regiões brasileiras e a correlação com os casos de SRAG.

Contribuições sociais e ambientais – Os resultados comparativos evidenciam situação precária do saneamento em algumas regiões brasileiras e a necessidade emergencial de aprimoramentos no sistema de gestão.

Downloads

Publicado

10/01/2025

Como Citar

FERREIRA, Mariana Angelica; DOLENCSKO, André Luis; TAGLIAFERRO, Evandro Roberto; FRIAS, Danila Fernanda Rodrigues; VANZELA, Luiz Sergio. Saneamento no Brasil e sua Correlação com Síndromes Respiratórias Agudas Graves. Scientific Journal ANAP, [S. l.], v. 3, n. 14, 2025. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/anap/article/view/5862. Acesso em: 5 dez. 2025.