Saneamento no Brasil e sua Correlação com Síndromes Respiratórias Agudas Graves
Palavras-chave:
Saúde ambiental, Marco Legal do Saneamento, Doenças epidêmicasResumo
Objetivo - Caracterizar a qualidade do saneamento básico e os casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) em municípios de diferentes populações de diferentes regiões brasileiras e avaliar a relação entre a qualidade do saneamento e casos de SRAG.
Metodologia - Foram realizadas comparações e correlações entre médias de índices de saneamento e casos relativos de SRAG de uma amostra de 1.389 municípios abrangendo todas as regiões brasileiras em diferentes estratos populacionais.
Originalidade/relevância - Investir em saneamento básico é imprescindível no desenvolvimento socioeconômico e ambiental de municípios e regiões. O saneamento de qualidade melhora as condições ambientais, previne o adoecimento da população e desonera gastos em saúde curativa.
Resultados - Concluiu-se que a incidência de SRAG teve maior relação com a densidade populacional do que com a qualidade do saneamento básico, não eximindo a necessidade de melhoria e manutenção de serviço de saneamento de qualidade. Também se observou a necessidade emergencial na adoção de medidas eficientes na gestão, gerenciamento, estratégias preventivas e investimentos do saneamento básico nos municípios, especialmente na região Norte do Brasil.
Contribuições teóricas/metodológicas – A contribuição é tanto teórica como metodológica porque realizada novas formas de abordagem e análise dos dados do saneamento brasileiro, principalmente no que se refere a comparação dos índices de saneamento entre municípios de diferentes regiões brasileiras e a correlação com os casos de SRAG.
Contribuições sociais e ambientais – Os resultados comparativos evidenciam situação precária do saneamento em algumas regiões brasileiras e a necessidade emergencial de aprimoramentos no sistema de gestão.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2025 Scientific Journal ANAP

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.



