Uso e ocupação do solo e sua relação com a qualidade e disponibilidade hídrica na bacia hidrográfica do Ribeira de Iguape e Litoral Sul
Palavras-chave:
Recursos Hídricos, Paisagem, Conservação dos recursos naturaisResumo
Objetivo - Analisar o uso e ocupação do solo da bacia hidrográfica do Ribeira de Iguape e Litoral Sul e sua relação com a disponibilidade hídrica e a qualidade da água.
Metodologia - Revisão bibliográfica com a realização de buscas em artigos de revistas e periódicos científicos, bem como a utilização de relatórios técnicos de órgãos públicos. Para a busca de informações sobre o uso e ocupação da terra foi utilizada a plataforma “MapBiomas”.
Originalidade/relevância - O diagnóstico da situação do uso e ocupação do solo e dos recursos hídricos é de grande importância, permitindo identificar pontos de ameaças para conservação dos recursos naturais. O tema ganha ainda mais relevância para região do Vale do Ribeira, que contém cerca de 11.800 Km2 do Bioma Mata Atlântica, o maior remanescente do estado de São Paulo e um dos maiores do Brasil.
Resultados - A bacia hidrográfica apresenta extensa área remanescente do bioma Mata Atlântica (40% do Estado de São Paulo) e reduzidas atividades industrias e demandas por outorgas. Esses fatores somados aos altos índices pluviométricos (média anual de 2.185 mm) resultam em água em quantidade e qualidade para população da região.
Contribuições teóricas/metodológicas - A utilização da plataforma “MapBiomas” somado ao uso de relatórios técnicos de órgãos públicos foi eficaz para realização do estudo, podendo ser adotado para diagnóstico de outras bacias hidrográficas.
Contribuições sociais e ambientais - O levantamento das informações da bacia hidrográfica permitiu identificar que a região sofre com problemas socioeconômicos, com IDH abaixo da média do estado de São Paulo (0,711) e taxas negativas de crescimento de alguns munícipios, indicando esvaziamento da população dadas as oportunidades reduzidas de emprego. Por outro lado, a baixa pressão antrópica é benéfica para conservação dos recursos hídricos e para preservação do Bioma Mata Atlântica.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2025 Scientific Journal ANAP

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.



