Uso e ocupação do solo e sua relação com a qualidade e disponibilidade hídrica na bacia hidrográfica do Ribeira de Iguape e Litoral Sul

Autores

  • Pedro Vitor Soares Adrien Mestrando, UNESP, Brasil.
  • María Isabel Delgado Professora doutora, UNLP, Argentina.
  • Juliana Heloisa Pinê Américo-Pinheiro Professora Doutora, UNESP e UB, Brasil.

Palavras-chave:

Recursos Hídricos, Paisagem, Conservação dos recursos naturais

Resumo

Objetivo - Analisar o uso e ocupação do solo da bacia hidrográfica do Ribeira de Iguape e Litoral Sul e sua relação com a disponibilidade hídrica e a qualidade da água.

Metodologia - Revisão bibliográfica com a realização de buscas em artigos de revistas e periódicos científicos, bem como a utilização de relatórios técnicos de órgãos públicos. Para a busca de informações sobre o uso e ocupação da terra foi utilizada a plataforma “MapBiomas”.

Originalidade/relevância - O diagnóstico da situação do uso e ocupação do solo e dos recursos hídricos é de grande importância, permitindo identificar pontos de ameaças para conservação dos recursos naturais. O tema ganha ainda mais relevância para região do Vale do Ribeira, que contém cerca de 11.800 Kmdo Bioma Mata Atlântica,  o maior remanescente do estado de São Paulo e um dos maiores do Brasil.

Resultados - A bacia hidrográfica apresenta extensa área remanescente do bioma Mata Atlântica (40% do Estado de São Paulo) e reduzidas atividades industrias e demandas por outorgas. Esses fatores somados aos altos índices pluviométricos (média anual de 2.185 mm) resultam em água em quantidade e qualidade para população da região.

Contribuições teóricas/metodológicas - A utilização da plataforma “MapBiomas” somado ao uso de relatórios técnicos de órgãos públicos foi eficaz para realização do estudo, podendo ser adotado para diagnóstico de outras bacias hidrográficas.

Contribuições sociais e ambientais - O levantamento das informações da bacia hidrográfica permitiu identificar que a região sofre com problemas socioeconômicos, com IDH abaixo da média do estado de São Paulo (0,711) e taxas negativas de crescimento de alguns munícipios, indicando esvaziamento da população dadas as oportunidades reduzidas de emprego. Por outro lado, a baixa pressão antrópica é benéfica para conservação dos recursos hídricos e para preservação do Bioma Mata Atlântica.

Downloads

Publicado

10/01/2025

Como Citar

ADRIEN , Pedro Vitor Soares; DELGADO, María Isabel; AMÉRICO-PINHEIRO, Juliana Heloisa Pinê. Uso e ocupação do solo e sua relação com a qualidade e disponibilidade hídrica na bacia hidrográfica do Ribeira de Iguape e Litoral Sul. Scientific Journal ANAP, [S. l.], v. 3, n. 14, 2025. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/anap/article/view/5864. Acesso em: 6 dez. 2025.