Vulnerabilidade Urbana às Mudanças Climáticas de Acordo com os ODS em Mimoso do Sul (ES)
Palavras-chave:
Eventos Climáticos Extremos, Inundações, Objetivos de Desenvolvimento SustentávelResumo
Objetivo - avaliar a posição de Mimoso do Sul (ES) em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 11, 13 e 15, sua vulnerabilidade a eventos hidrológicos e a capacidade de governança municipal para gestão de riscos de desastres.
Metodologia - análise de dados georreferenciados e avaliação documental das ações e articulações institucionais voltadas à gestão de riscos de desastres.
Originalidade/relevância - o estudo preenche a lacuna de análises integradas entre vulnerabilidade territorial, ODS e capacidade de governança municipal em cidades de pequeno porte no contexto de eventos climáticos extremos, especialmente no Sudeste brasileiro.
Resultados - identificou-se governança municipal fragilizada e dependente das esferas estadual e federal, além de alta vulnerabilidade geomorfológica a inundações. As características geomorfológicas de Mimoso do Sul evidenciam sua alta vulnerabilidade a inundações, mas também seu potencial para aplicação de Soluções Baseadas na Natureza (SBN) e infraestrutura verde.
Contribuições teóricas/metodológicas - propõe abordagem integrada entre análise geoespacial e avaliação de governança, replicável em outros contextos vulneráveis.
Contribuições sociais e ambientais - ao evidenciar fragilidades e oportunidades, o estudo contribui com as políticas públicas locais e incentiva soluções sustentáveis para mitigação e adaptação a desastres hidrológicos, com potencial de melhoria da qualidade de vida e preservação ambiental.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2025 Scientific Journal ANAP

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.



