Efetividade Questionável
Uso de Passagens de Fauna e Persistência de Atropelamentos na Rodovia SP-320 (SP)
Keywords:
Ecologia de Estradas, Mitigação, Atropelamento de Fauna, Conectividade, Infraestrutura VerdeAbstract
Objetivo - O presente estudo teve como objetivo monitorar o uso de passagens subterrâneas de fauna na Rodovia Euclides da Cunha (SP-320) e analisar espacialmente os dados históricos de atropelamentos, a fim de avaliar a efetividade das estruturas existentes e identificar fatores limitantes ao seu uso.
Metodologia - A pesquisa empregou um método integrado de coleta de dados. O monitoramento do uso de cinco passagens foi realizado por meio de armadilhas fotográficas, instaladas por períodos de sete dias, e busca por evidências indiretas (pegadas e fezes). Paralelamente, foram compilados e espacializados dados oficiais de atropelamentos (maio/2019 a abril/2021) fornecidos pela Polícia Ambiental, Polícia Rodoviária e DER/SP, permitindo a identificação de hotspots de mortalidade.
Originalidade/relevância - A pesquisa aborda uma lacuna crítica entre a implantação de infraestruturas mitigadoras e a avaliação pós-obra de sua efetividade ecológica real. Seus resultados são relevantes para o campo da ecologia de estradas, fornecendo evidências empíricas sobre os fatores operacionais (manutenção, vandalismo) que comprometem o sucesso dessas estruturas, um tema ainda pouco explorado em contextos rodoviários brasileiros.
Resultados - Os resultados revelaram uma variabilidade significativa no uso das passagens. Enquanto uma foi utilizada por diversas espécies (e.g., tatu-galinha, teiú), outra apresentou uso nulo devido à obstrução por água e vegetação. A análise espacial identificou hotspots de atropelamento (até 90 acidentes/10 km em Rubinéia), inclusive em municípios com passagens de fauna, demonstrando que sua mera existência não garante a redução da mortalidade.
Contribuições teóricas/metodológicas - O estudo reforça teoricamente que a efetividade de passagens de fauna é intrinsecamente ligada a um planejamento integrado que inclua manutenção periódica e cercas de direcionamento. Metodologicamente, demonstra a importância de combinar monitoramento in situ com a análise de dados secundários de atropelamento para uma avaliação robusta.
Contribuições sociais e ambientais - As conclusões do estudo fornecem subsídios técnicos concretos para gestores públicos, indicando a necessidade de investimentos em manutenção e medidas complementares. Isto pode direcionar recursos de forma mais eficiente, potencialmente reduzindo acidentes viários, prejuízos econômicos e, principalmente, promovendo a conservação da fauna regional e a conectividade dos fragmentos florestais.
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