Relação sociedade e natureza frente às pandemias: um estudo sob o foco da educação ambiental e a Covid-19

Autores/as

  • Bruno Francisco de Oliveira Discente, FCE – UNESP, Campus Tupã, Brasil
  • Angélica Gois Morales Professora Doutora, FCE – UNESP, Campus Tupã, Brasil

Palabras clave:

Coronavírus. Educação Ambiental. Covid-19.

Resumen

Ao longo dos últimos séculos, a humanidade vem encarando o surgimento de novas doenças, sobretudo as de origem zoonótica. Nesta relação do ser humano com a natureza, as práticas de degradação socioambiental tornam-se o âmago desse problema, e a Educação Ambiental, como um dos importantes caminhos no compromisso individual e coletivo para uma sustentabilidade socioambiental. Destarte, o objetivo geral deste trabalho consistiu em analisar a contribuição da Educação Ambiental na relação sociedade e natureza frente às pandemias, com foco no novo coronavírus. Para isso, a metodologia aplicada abarcou as pesquisas bibliográfica e documental, sendo que numa etapa da pesquisa foi adotado o método da Revisão Bibliográfica Sistemática, que consistiu da análise de artigos publicados no ano de 2020 convergentes à proposta do estudo. Os resultados encontrados trazem uma linha do tempo das pandemias que contribui para uma melhor compreensão desta temática e a dimensão do papel do ser humano no estabelecimento das mesmas, além de explorar comportamentos e cenários frente a tais fenômenos, a partir da contribuição da educação ambiental. Nesse sentido, de fato, a Educação Ambiental é importante para o processo de reflexão sobre as negativas práticas individuais e coletivas, instituindo-a como caminho rumo a uma sociedade mais ciente de seus deveres e obrigações.

Publicado

2023-04-16

Cómo citar

OLIVEIRA , Bruno Francisco de; MORALES, Angélica Gois. Relação sociedade e natureza frente às pandemias: um estudo sob o foco da educação ambiental e a Covid-19. Scientific Journal ANAP, [S. l.], v. 1, n. 2, 2023. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/anap/article/view/3638. Acesso em: 23 nov. 2024.