Ecopedagogia na Contemporaneidade: Caminhos Percorridos e Perspectivas para Fomentar a Cultura da Sustentabilidade

Autores

  • Andressa Amaro Prass Graduanda em Pedagogia, Universidade Feevale, Brasil
  • Dinora Tereza Zucchetti Professora Doutora, Universidade Feevale, Brasil.
  • Júlia Wirth Graduanda em Pedagogia, Universidade Feevale, Brasil.
  • Suelen Bomfim Nobre Professora Doutora, Universidade Feevale, Brasil.

Palavras-chave:

Ecopedagogia. Cidadania Planetária. Educação para a sustentabilidade. Cultura da Sustentabilidade.

Resumo

O movimento da Ecopedagogia propõe uma educação para a cidadania planetária que possibilite a construção e a consolidação de uma cultura da sustentabilidade, em uma perspectiva sistêmica, que considere a ecologia profunda e as biociências. É notório que a Ecopedagogia almeja oportunizar formações que contribuam para o aprimoramento das percepções ambientais de todos os cidadãos, integrando o ser humano e o ambiente, por meio de uma postura solidária e colaborativa. Neste cenário, este estudo visa compreender o conceito contemporâneo de Ecopedagogia, à luz de literatura especializada. Partindo desta premissa, apresenta-se uma pesquisa de natureza básica, de cunho qualitativo, com método científico dedutivo, bibliográfica e exploratória quanto aos procedimentos, uma vez que se baseia em estudos já publicados em bases eletrônicas, por pesquisadores da área de Educação Ambiental, no território nacional, no período de 2000-2023. Pode-se constatar que a concepção de Ecopedagogia ultrapassa propostas pedagógicas, compreende-a, também, como um novo paradigma educacional voltado para a valorização de todas as manifestações de vida do Planeta em perspectiva de uma pedagogia democrática, dialógica, solidária e problematizadora. Por fim, entende-se que a Ecopedagogia na atualidade apresenta conceitos atrelados a ideia de um movimento pedagógico e ato político, que articulam um projeto social global, para a promoção da cultura da sustentabilidade. Neste viés, as práticas educativas ecopedagógicas, tornam-se essenciais para minimizar a degradação ambiental e a exclusão social, contribuindo diretamente para a educação cidadã e formação do sujeito ecológico.

Downloads

Publicado

2023-04-07

Como Citar

PRASS, Andressa Amaro; ZUCCHETTI, Dinora Tereza; WIRTH, Júlia; NOBRE, Suelen Bomfim. Ecopedagogia na Contemporaneidade: Caminhos Percorridos e Perspectivas para Fomentar a Cultura da Sustentabilidade . Scientific Journal ANAP, [S. l.], v. 1, n. 2, 2023. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/anap/article/view/3583. Acesso em: 23 nov. 2024.