Educação ambiental em Unidades de Conservação brasileiras: uma revisão sistemática das macrotendências político-pedagógicas
Palavras-chave:
Periódicos Capes. Educação Ambiental Crítica. Problemática Socioambiental.Resumo
As Unidades de Conservação (UCs) são ambientes não formais de ensino com grande potencial para o desenvolvimento de ações em Educação Ambiental (EA). Dessa forma, este trabalho teve como objetivo analisar, por meio de uma revisão sistemática em meta-análise, a EA desenvolvida em UCs brasileiras nos últimos 10 anos. A constituição do corpus da pesquisa se deu através da base de dados Periódicos CAPES, empregando os descritores "educação ambiental" e "unidades de conservação", em todos os campos. Foram encontrados 180 artigos, e após leitura dos títulos e resumos, foram selecionados somente aqueles que apresentavam alguma intervenção, curso ou ação de EA, totalizando 25 artigos, que foram lidos na íntegra e submetidos, posteriormente, à análise de conteúdo. Os resultados apontam que as atividades foram desenvolvidas em UCs de diferentes categorias de manejo, por todos os níveis de ensino e com diversas metodologias diferentes. As ações ainda apresentam majoritariamente elementos da macrotendência conservacionista, porém, foi percebido um alto índice de trabalhos fundamentados na EA crítica, demonstrando a inserção de atividades que se apoiam numa EA popular, emancipatória e transformadora. Relacionando a quantidade de UCs brasileiras e o número de pesquisas publicadas, percebeu-se uma defasagem na área, o que ressalta a necessidade de mais atividades e publicações que busquem a sensibilização dos cidadãos sobre a problemática socioambiental e a importância das UCs na conservação dos recursos naturais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.