Aspectos da disponibilidade de água e tratamento de esgoto das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí
Palavras-chave:
Disponibilidade de água. Coleta de esgoto. Bacias PCJ.Resumo
O estudo trata da condição de disponibilidade da água e dos serviços de esgoto das Bacias PCJ à luz do Plano das Bacias PCJ 2020-2035, considerando as ações propostas nos Temas Estratégicos de Gestão dos Recursos Hídricos e Enquadramento dos corpos de água e suas contribuições para a universalização do saneamento nestas áreas. O artigo tem como foco identificar os desafios da gestão integrada dos recursos hídricos nas Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, tendo como base a disponibilidade de água e coleta do esgoto, tendo como base o Plano de Bacias PCJ 2020-2035. O método da pesquisa é qualitativo, descritivo e documental. A coleta de dados foi realizada a partir dos documentos do Plano de Recursos Hídricos das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, 2020-2035 e do Relatório de Situação dos Recursos Hídricos 2020, elaborados pelos Comitês PCJ. Dentre os resultados observa-se que a disponibilidade de água dos municípios atendidos pelas Bacias PCJ é desigual. Em 2017 o índice médio de cobertura dos serviços de água dos municípios foi de 98%. Entretanto, alguns municípios ainda apresentam baixos índices de coleta de esgoto e um precário controle de perdas na distribuição de água. Esse cenário mostra a relevância da adoção de medidas como as previstas no Plano das Bacias PCJ 2020-2035 para a promoção da universalização dos serviços de água e esgoto.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.