Panorama de publicações sobre telhado verde: possibilidades socioeducativas e fortalecimento comunitário
Palavras-chave:
Telhado verde. Revisão integrativa. Empoderamento.Resumo
Objetivo. Identificar e apresentar panorama de publicações sobre telhado verde, bem como verificar e analisar seu uso em edificações de interesse social e em associação a processos socioeducativos e de fortalecimento comunitário. Metodologia. Revisão integrativa, nas bases Periódicos Capes, Scielo e Ebsco, usando como descritores “telhado verde”, “telhado vivo” e “cobertura verde”, de 2012 até março/2023. Originalidade/relevância. Buscou atualizar o que vem sendo publicado sobre telhado verde e reconhecer possibilidades de produzir novos conhecimentos sobre o assunto, de forma colaborativa, envolvendo diretamente diferentes atores sociais. Resultados. Foram analisadas 62 publicações, a maioria de pesquisadores da engenharia civil, arquitetura, urbanismo e ciências ambientais, desenvolvidas, principalmente, por meio de pesquisas experimentais de campo. As temáticas foram variadas, com destaque para estudos sobre gerenciamento de águas pluviais, desempenho térmico, políticas públicas, estrutura de edificações, viabilidade técnica e econômica. Sobre o uso de telhados verdes em edificações de interesse social foram citadas instituições de ensino, espaços de convivência, habitações de interesse social e de assentamentos rurais, sendo que, nesta última, a pesquisa estimulou a integração de saberes pela apropriação das técnicas pelos moradores. Contribuições teóricas/metodológica. O panorama apresentado contribui para a identificação de lacunas científicas, teóricas e metodológicas, sobre o tema podendo auxiliar e estimular novos estudos. Contribuições sociais e ambientais. Destaca a importância de pesquisas de base local, especialmente no cenário urbano construído, voltadas à sustentabilidade, ao fortalecimento comunitário e ao exercício da cidadania.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.