Proposta de aplicação de técnicas compensatórias para o manejo das águas pluviais na Sub-bacia do Cercadinho em Belo Horizonte

Autores

  • Leonardo Bicalho Polizzi Estudante de Doutorado, UFMG, Brasil
  • Roberto Eustaáquio dos Santos Professor Doutor, UFMG, Brasil

Palavras-chave:

Técnicas compensatórias de manejo de águas pluviais, Educação ambiental a partir das águas, Pedagogia urbana.

Resumo

A ocupação predatória e irresponsável está na origem dos problemas hoje encontrados nas bacias hidrográficas urbanas. Por um lado, tais problemas estão ligados à poluição e contaminação dos cursos d’água, que acabam por legitimar seu tamponamento e transformação em meros esgotos. Por outro, a excessiva impermeabilização do solo, e o consequente aumento das velocidades de escoamento e do volume d’água que chega aos fundos de vale, têm provocado verdadeiros desastres, tais como enchentes, alagamentos e deslizamentos, cuja tendência é de agravamento, tendo em vista que os eventos extremos são cada vez mais comuns. Partimos do pressuposto de que essa situação não pode ser resolvida somente por meio de soluções clássicas de drenagem pois depende de uma ação sistêmica que envolve estudos e implementação de alternativas técnicas abertas à participação da comunidade local de modo a construir uma gestão compartilhada do manejo de águas pluviais. A pesquisa que sustenta este artigo aborda tanto as chamadas técnicas compensatórias de manejo das águas pluviais quanto a pedagogia necessária para horizontalizar esse conhecimento. O estudo de alternativas técnicas e as ações pedagógicas serão apresentadas a partir de um estudo de caso em uma sub-bacia hidrográfica urbanizada da cidade de Belo Horizonte.

Downloads

Publicado

2023-06-27

Como Citar

POLIZZI, Leonardo Bicalho; SANTOS, Roberto Eustaáquio dos. Proposta de aplicação de técnicas compensatórias para o manejo das águas pluviais na Sub-bacia do Cercadinho em Belo Horizonte. Scientific Journal ANAP, [S. l.], v. 1, n. 3, 2023. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/anap/article/view/3878. Acesso em: 23 nov. 2024.